Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO ATUAL: DISCUSSÕES SOB O VIÉS DA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, IDENTIDADE DOCENTE, LÍNGUA PORTUGUESA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação, Profissionalização e Trabalho Docente
"2015-11-10 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17453
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 13
    "inscrito_id" => 23
    "titulo" => "A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO ATUAL: DISCUSSÕES SOB O VIÉS DA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo investigar como se estabelece o processo de formação inicial e continuada de professores como também da identidade docente de profissionais de Língua Portuguesa no ensino superior com base em documentos oficiais. Como aporte teórico nos respaldamos em Pimenta e Lima (2008) com as discussões sobre estágio, pesquisa e docência; Amaral e Veiga (2002) com os estudos sobre a formação docente e da construção da identidade do professor; Nóvoa (1954) enfatizando questões que norteiam os professores e sua formação; Tardif (2011) discutindo os saberes docentes e a formação profissional; e Imbernón (2001) que ressalta a importância dos conhecimentos teóricos e práticos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, além de se configurar como uma pesquisa descritiva e explicativa. Caracteriza-se como bibliográfica e documental, visto que visa identificar as características de determinada população ou fenômeno, objetivando identificar os fatores que interferem ou condicionam a ocorrência dos fenômenos. Utiliza-se da dedução como procedimento de análise, e o corpus se constitui por recortes de documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino médio (PCN+), e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) – 9.394/96. Os resultados concluídos apontam o perfil do futuro professor de Língua Portuguesa como um profissional crítico-reflexivo, conhecedor da língua, desenvolvedor das habilidades e competências linguísticas e literárias, e por fim, deve ser um profissional engajado com sua autoformação participada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação, Profissionalização e Trabalho Docente"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, IDENTIDADE DOCENTE, LÍNGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA25_ID23_29082015212239.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEFA CHRISTIANE MENDES MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "CHRISTIANE"
    "autor_email" => "christianemendes-mv@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17453
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 13
    "inscrito_id" => 23
    "titulo" => "A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO ATUAL: DISCUSSÕES SOB O VIÉS DA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo investigar como se estabelece o processo de formação inicial e continuada de professores como também da identidade docente de profissionais de Língua Portuguesa no ensino superior com base em documentos oficiais. Como aporte teórico nos respaldamos em Pimenta e Lima (2008) com as discussões sobre estágio, pesquisa e docência; Amaral e Veiga (2002) com os estudos sobre a formação docente e da construção da identidade do professor; Nóvoa (1954) enfatizando questões que norteiam os professores e sua formação; Tardif (2011) discutindo os saberes docentes e a formação profissional; e Imbernón (2001) que ressalta a importância dos conhecimentos teóricos e práticos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, além de se configurar como uma pesquisa descritiva e explicativa. Caracteriza-se como bibliográfica e documental, visto que visa identificar as características de determinada população ou fenômeno, objetivando identificar os fatores que interferem ou condicionam a ocorrência dos fenômenos. Utiliza-se da dedução como procedimento de análise, e o corpus se constitui por recortes de documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino médio (PCN+), e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) – 9.394/96. Os resultados concluídos apontam o perfil do futuro professor de Língua Portuguesa como um profissional crítico-reflexivo, conhecedor da língua, desenvolvedor das habilidades e competências linguísticas e literárias, e por fim, deve ser um profissional engajado com sua autoformação participada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação, Profissionalização e Trabalho Docente"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, IDENTIDADE DOCENTE, LÍNGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA25_ID23_29082015212239.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEFA CHRISTIANE MENDES MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "CHRISTIANE"
    "autor_email" => "christianemendes-mv@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de novembro de 2015

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar como se estabelece o processo de formação inicial e continuada de professores como também da identidade docente de profissionais de Língua Portuguesa no ensino superior com base em documentos oficiais. Como aporte teórico nos respaldamos em Pimenta e Lima (2008) com as discussões sobre estágio, pesquisa e docência; Amaral e Veiga (2002) com os estudos sobre a formação docente e da construção da identidade do professor; Nóvoa (1954) enfatizando questões que norteiam os professores e sua formação; Tardif (2011) discutindo os saberes docentes e a formação profissional; e Imbernón (2001) que ressalta a importância dos conhecimentos teóricos e práticos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, além de se configurar como uma pesquisa descritiva e explicativa. Caracteriza-se como bibliográfica e documental, visto que visa identificar as características de determinada população ou fenômeno, objetivando identificar os fatores que interferem ou condicionam a ocorrência dos fenômenos. Utiliza-se da dedução como procedimento de análise, e o corpus se constitui por recortes de documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino médio (PCN+), e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) – 9.394/96. Os resultados concluídos apontam o perfil do futuro professor de Língua Portuguesa como um profissional crítico-reflexivo, conhecedor da língua, desenvolvedor das habilidades e competências linguísticas e literárias, e por fim, deve ser um profissional engajado com sua autoformação participada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.