Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

AMBIENTE ALFABETIZADOR: TEORIA VERSUS PRÁTICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17489
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 232
    "inscrito_id" => 212
    "titulo" => "AMBIENTE ALFABETIZADOR: TEORIA VERSUS PRÁTICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo socializar aprendizagens a partir do diálogo entre discentes e uma professora universitária do curso de Pedagogia, Centro de Educação, (CED) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) a partir da disciplina de Ensino Língua Portuguesa. Para tanto, a temática envolvida na matéria mencionada anteriormente, refere-se às questões relativas à alfabetização e letramento, especificamente, compreender as posturas docentes quanto ao conceito de ambiente alfabetizador, identificar métodos de alfabetização e avaliar as suas práticas sociais de leitura.  Diante desta atividade proposta à turma, três licenciandas realizaram análises práticas em três escolas da rede municipal de ensino, situadas em Fortaleza - Ceará. A pesquisa trata-se de uma análise empírica, qualitativa, utilizando de observações e entrevistas semiestruturadas com 3 professoras do 1° ano do Ensino Fundamental das referidas instituições. Fundamentados em Soares (2004), Passarelli (2004), Severino (2007), Freire e Shor (1886), entre outros, compreendeu-se a necessidade de evidenciar os avanços e retrocessos, pertinentes às práticas de leituras, a partir de outra proposta didática que favoreça no processo de alfabetizar letrando."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA17_ID212_23102015213522.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAYONARA FERNANDES CHAGAS"
    "autor_nome_curto" => "SAYONARA"
    "autor_email" => "saahfernandes@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17489
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 232
    "inscrito_id" => 212
    "titulo" => "AMBIENTE ALFABETIZADOR: TEORIA VERSUS PRÁTICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo socializar aprendizagens a partir do diálogo entre discentes e uma professora universitária do curso de Pedagogia, Centro de Educação, (CED) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) a partir da disciplina de Ensino Língua Portuguesa. Para tanto, a temática envolvida na matéria mencionada anteriormente, refere-se às questões relativas à alfabetização e letramento, especificamente, compreender as posturas docentes quanto ao conceito de ambiente alfabetizador, identificar métodos de alfabetização e avaliar as suas práticas sociais de leitura.  Diante desta atividade proposta à turma, três licenciandas realizaram análises práticas em três escolas da rede municipal de ensino, situadas em Fortaleza - Ceará. A pesquisa trata-se de uma análise empírica, qualitativa, utilizando de observações e entrevistas semiestruturadas com 3 professoras do 1° ano do Ensino Fundamental das referidas instituições. Fundamentados em Soares (2004), Passarelli (2004), Severino (2007), Freire e Shor (1886), entre outros, compreendeu-se a necessidade de evidenciar os avanços e retrocessos, pertinentes às práticas de leituras, a partir de outra proposta didática que favoreça no processo de alfabetizar letrando."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA17_ID212_23102015213522.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAYONARA FERNANDES CHAGAS"
    "autor_nome_curto" => "SAYONARA"
    "autor_email" => "saahfernandes@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de novembro de 2015

Resumo

O presente artigo tem por objetivo socializar aprendizagens a partir do diálogo entre discentes e uma professora universitária do curso de Pedagogia, Centro de Educação, (CED) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) a partir da disciplina de Ensino Língua Portuguesa. Para tanto, a temática envolvida na matéria mencionada anteriormente, refere-se às questões relativas à alfabetização e letramento, especificamente, compreender as posturas docentes quanto ao conceito de ambiente alfabetizador, identificar métodos de alfabetização e avaliar as suas práticas sociais de leitura. Diante desta atividade proposta à turma, três licenciandas realizaram análises práticas em três escolas da rede municipal de ensino, situadas em Fortaleza - Ceará. A pesquisa trata-se de uma análise empírica, qualitativa, utilizando de observações e entrevistas semiestruturadas com 3 professoras do 1° ano do Ensino Fundamental das referidas instituições. Fundamentados em Soares (2004), Passarelli (2004), Severino (2007), Freire e Shor (1886), entre outros, compreendeu-se a necessidade de evidenciar os avanços e retrocessos, pertinentes às práticas de leituras, a partir de outra proposta didática que favoreça no processo de alfabetizar letrando.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.