CRIANÇA DO NOSSO TEMPO: MUDANÇAS SOCIAIS, NOVAS PERSPECTIVAS GERACIONAIS NO MUNICIPIO DE PARINTINS-AM
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17529 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 99 "inscrito_id" => 564 "titulo" => "CRIANÇA DO NOSSO TEMPO: MUDANÇAS SOCIAIS, NOVAS PERSPECTIVAS GERACIONAIS NO MUNICIPIO DE PARINTINS-AM" "resumo" => "O presente trabalho tem como foco investigativo a criança em sua prática cotidiana na percepção dos adultos com os quais convivem ou seja, o que os adultos pensam sobre esse grupo geracional, sobre a infância, a cultura infantil e as relações de alteridade e autoridade com os adultos.Com o objetivo de conhecer o que os adultos (pais e/ou responsáveis) que convivem com as crianças pensam a respeito do que é ser criança na contemporaneidade é que estruturamos esta pesquisa. A pesquisa se desenvolveu em uma dimensão qualitativa, o qual exigiu uma aproximação contínua com os sujeitos para a aplicação das técnicas e instrumentos de coletas de dados. Assim por meio de entrevistas e anotações em caderno de campo tomamos os discursos dos sujeitos, mas seus gestos e atitudes afim de traçar resultados que permitissem apresentar as percepções que os adultos constroem acerca da criança e da infância. Nossas análises e interpretações nos conduzem à reflexão de que a criança é percebida (dizer o resultado alcançado), pelo adulto na contemporaneidade, esta que oferece tecnologias que levam as facilidades e competitividade neste mundo globalizado, mediante a inúmeras transformações. Portanto, observa-se a importância dos adultos no cotidiano das crianças para participar da vida dos mesmos, fazer com que a criança perceba que ela é importante, tanto no contexto familiar quanto no contexto escolar. E quão importante é viver o seu tempo de infância, brincar, socializar com outras crianças, ensinar e aprender através da brincadeira, respeitar e ser respeitado em sua cultura. Considerando também que não há uma única forma de viver infância, depende muito no qual ambiente a criança esta inserida, ou seja, sua classe social, depende, também, muito dos pais darem tempo e espaço para que a criança vivam seu tempo de infância. Pensando nisso, o trabalho proposto pretende, ainda, responder nas conclusões a seguinte pergunta: O que os adultos que convivem com crianças pensam sobre elas, sobre suas necessidade, sobre sua educação na sociedade contemporânea? reposta essa, que o trabalho pretende responder em seus resultados!" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Filosofia e Sociologia da Educação" "palavra_chave" => "CRIANÇA, ADULTO, CULTURA, CONTEMPORANEIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA2_ID564_20102015183127.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS DE SOUZA DUARTE" "autor_nome_curto" => "MATEUS DUARTE" "autor_email" => "mateus_duarte22@hotmail.c" "autor_ies" => "CESP/UEA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17529 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 99 "inscrito_id" => 564 "titulo" => "CRIANÇA DO NOSSO TEMPO: MUDANÇAS SOCIAIS, NOVAS PERSPECTIVAS GERACIONAIS NO MUNICIPIO DE PARINTINS-AM" "resumo" => "O presente trabalho tem como foco investigativo a criança em sua prática cotidiana na percepção dos adultos com os quais convivem ou seja, o que os adultos pensam sobre esse grupo geracional, sobre a infância, a cultura infantil e as relações de alteridade e autoridade com os adultos.Com o objetivo de conhecer o que os adultos (pais e/ou responsáveis) que convivem com as crianças pensam a respeito do que é ser criança na contemporaneidade é que estruturamos esta pesquisa. A pesquisa se desenvolveu em uma dimensão qualitativa, o qual exigiu uma aproximação contínua com os sujeitos para a aplicação das técnicas e instrumentos de coletas de dados. Assim por meio de entrevistas e anotações em caderno de campo tomamos os discursos dos sujeitos, mas seus gestos e atitudes afim de traçar resultados que permitissem apresentar as percepções que os adultos constroem acerca da criança e da infância. Nossas análises e interpretações nos conduzem à reflexão de que a criança é percebida (dizer o resultado alcançado), pelo adulto na contemporaneidade, esta que oferece tecnologias que levam as facilidades e competitividade neste mundo globalizado, mediante a inúmeras transformações. Portanto, observa-se a importância dos adultos no cotidiano das crianças para participar da vida dos mesmos, fazer com que a criança perceba que ela é importante, tanto no contexto familiar quanto no contexto escolar. E quão importante é viver o seu tempo de infância, brincar, socializar com outras crianças, ensinar e aprender através da brincadeira, respeitar e ser respeitado em sua cultura. Considerando também que não há uma única forma de viver infância, depende muito no qual ambiente a criança esta inserida, ou seja, sua classe social, depende, também, muito dos pais darem tempo e espaço para que a criança vivam seu tempo de infância. Pensando nisso, o trabalho proposto pretende, ainda, responder nas conclusões a seguinte pergunta: O que os adultos que convivem com crianças pensam sobre elas, sobre suas necessidade, sobre sua educação na sociedade contemporânea? reposta essa, que o trabalho pretende responder em seus resultados!" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Filosofia e Sociologia da Educação" "palavra_chave" => "CRIANÇA, ADULTO, CULTURA, CONTEMPORANEIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA2_ID564_20102015183127.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS DE SOUZA DUARTE" "autor_nome_curto" => "MATEUS DUARTE" "autor_email" => "mateus_duarte22@hotmail.c" "autor_ies" => "CESP/UEA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }