Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 216
UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO SOBRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Palavra-chaves: PSICOPEDAGOGIA, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, PROFESSOR Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Psicologia Escolar/Educacional: Formação, Pesquisa e Práticas

Resumo

Diante das dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos alunos, a Psicopedagogia com seus múltiplos olhares nos traz diferentes contribuições para o trabalho docente, oportunizando a ocorrência de mudanças desejáveis, bem como ajuda na observação dos diagnósticos e ampliação da prática em sala de aula. O percurso metodológico está ancorado na pesquisa qualitativa, embasados na intervenção com a participação dos estudantes nas atividades propostas, trazendo novas possibilidades que não podem ser desconsiderados. O objetivo deste trabalho é compreender o papel do professor sobre os aspectos que influenciam as possíveis dificuldades, destacando a importância da formação continuada para um ensino transformador na construção de conhecimentos significativos. O resultado até aqui obtido é fruto da análise da coleta de dados e da reflexão, perseverança, busca do desconhecido, discussão e, principalmente, aprendizagem, na formulação de novas metodologias, envolvendo criatividade e criticidade. Nessa perspectiva buscou-se a compreensão sobre a dimensão desses conhecimentos oriundos da psicopedagogia aplicados a dinâmicas que favorecem o desenvolvimento cognitivo e na otimização das capacidades intelectuais dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.