Este trabalho objetiva refletir sobre o ensino da temática de Consciência Negra, tendo como base um conjunto de ações realizadas em escola da rede estadual de Salvador por discentes do Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/FAPESB. Através de um conjunto de ações didático-pedagógicas, buscou-se destacar a importância tanto do papel da educação e da escola na reafirmação e na valorização da cultura e história afro-brasileira como forma de combater o racismo e a violência, quanto da necessidade de trabalhar o tema utilizando ferramentas da geografia para apurar o olhar mais crítico dos estudantes. Para a problematização da temática de Consciência Negra, vídeos e produção de cartazes fizeram parte das ações realizadas em sala de aula pelo projeto, objetivando pensar as diferenças entre o negro e o branco como parte de um processo social e cultural, tendo em vista tornar o espaço da sala de aula um ambiente que valoriza o pensamento reflexivo sobre a relação de origem, cultura e respeito racial no Brasil.