Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CURSO DE FÉRIAS EM ESPAÇO NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL, SEARA DA CIÊNCIA, EXPERIMENTAÇÃO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15709
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1728
    "inscrito_id" => 6642
    "titulo" => "CURSO DE FÉRIAS EM ESPAÇO NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Tradicionalmente, as aulas didáticas essencialmente expositivas são ministradas em espaços formais de educação, tornando a aquisição do conhecimento mais difícil e monótono. Assim, faz-se necessário que o ensino das áreas das ciências seja realizado de forma mais atrativa e dinâmica, através da utilização da experimentação. É relatado que a utilização de aulas práticas em complementação às aulas teóricas ministradas nas salas de aula é muito importante, uma vez que elas possibilitam a melhor fixação dos conteúdos, além de permitirem discussões melhor fundamentadas acerca dos assuntos do campo científico. Assim, nesse trabalho, o objeto de estudo foi o uso do “Curso de Férias”, oferecido pelo órgão de extensão Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará, como ferramenta pedagógica para o Ensino de Ciências. Objetivou-se avaliar o efeito da experimentação na fixação dos conhecimentos acerca do tema do curso, que foi “Luz, Cores e Razão”. Observou-se que, após a realização das atividades, os alunos foram capazes de responder de forma mais correta e elaborada às questões embasadas pela temática trabalhada. Assim, a utilização de ferramentas que utilizem experimentos práticos e lúdicos mostram-se importantes no aprendizado científico de discentes, uma vez que facilitam a assimilação dos conteúdos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL, SEARA DA CIÊNCIA, EXPERIMENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID6642_08092015092123.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA MIRANDA ABREU"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA MIRANDA"
    "autor_email" => "jessic.miranda.abreu@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15709
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1728
    "inscrito_id" => 6642
    "titulo" => "CURSO DE FÉRIAS EM ESPAÇO NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Tradicionalmente, as aulas didáticas essencialmente expositivas são ministradas em espaços formais de educação, tornando a aquisição do conhecimento mais difícil e monótono. Assim, faz-se necessário que o ensino das áreas das ciências seja realizado de forma mais atrativa e dinâmica, através da utilização da experimentação. É relatado que a utilização de aulas práticas em complementação às aulas teóricas ministradas nas salas de aula é muito importante, uma vez que elas possibilitam a melhor fixação dos conteúdos, além de permitirem discussões melhor fundamentadas acerca dos assuntos do campo científico. Assim, nesse trabalho, o objeto de estudo foi o uso do “Curso de Férias”, oferecido pelo órgão de extensão Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará, como ferramenta pedagógica para o Ensino de Ciências. Objetivou-se avaliar o efeito da experimentação na fixação dos conhecimentos acerca do tema do curso, que foi “Luz, Cores e Razão”. Observou-se que, após a realização das atividades, os alunos foram capazes de responder de forma mais correta e elaborada às questões embasadas pela temática trabalhada. Assim, a utilização de ferramentas que utilizem experimentos práticos e lúdicos mostram-se importantes no aprendizado científico de discentes, uma vez que facilitam a assimilação dos conteúdos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL, SEARA DA CIÊNCIA, EXPERIMENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID6642_08092015092123.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA MIRANDA ABREU"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA MIRANDA"
    "autor_email" => "jessic.miranda.abreu@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Tradicionalmente, as aulas didáticas essencialmente expositivas são ministradas em espaços formais de educação, tornando a aquisição do conhecimento mais difícil e monótono. Assim, faz-se necessário que o ensino das áreas das ciências seja realizado de forma mais atrativa e dinâmica, através da utilização da experimentação. É relatado que a utilização de aulas práticas em complementação às aulas teóricas ministradas nas salas de aula é muito importante, uma vez que elas possibilitam a melhor fixação dos conteúdos, além de permitirem discussões melhor fundamentadas acerca dos assuntos do campo científico. Assim, nesse trabalho, o objeto de estudo foi o uso do “Curso de Férias”, oferecido pelo órgão de extensão Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará, como ferramenta pedagógica para o Ensino de Ciências. Objetivou-se avaliar o efeito da experimentação na fixação dos conhecimentos acerca do tema do curso, que foi “Luz, Cores e Razão”. Observou-se que, após a realização das atividades, os alunos foram capazes de responder de forma mais correta e elaborada às questões embasadas pela temática trabalhada. Assim, a utilização de ferramentas que utilizem experimentos práticos e lúdicos mostram-se importantes no aprendizado científico de discentes, uma vez que facilitam a assimilação dos conteúdos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.