Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO SOFTWARE LIVRE NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL – RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: INCLUSÃO DIGITAL, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC), SOFTWARE LIVRE Pôster (PO) / Poster Submission Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Um grande número de escolas públicas municipais de Patos - PB já dispõe de laboratório de Informática, inclusive com acesso a Internet. Porém, o desconhecimento sobre como trabalhar com o computador e/ou programas livres dificulta a inserção das TIC nas atividades pedagógicas nessas escolas. A infraestrutura dos laboratórios de Informática acaba sendo inutilizada ou subaproveitada. A falta de horário livre disponível para capacitação e a rotatividade de professores efetivos e contratados inviabilizaram a implementação de um projeto de extensão universitária com o objetivo de capacitar os professores para esta nova realidade. A alternativa foi direcioná-lo para atender ao alunado. Desde 2011 vem sendo desenvolvido um projeto que visa capacitar alunos do 4º e 5º ano para trabalhar com programas livres. Já foram atendidos 296 alunos. A unidade de ensino selecionada para o projeto é pública municipal urbana, localizada num bairro periférico e carente da cidade. Observa-se uma boa receptividade e participação do alunado. É incontestável a melhora dos mesmos no rendimento em língua portuguesa e matemática. Uma das dificuldades na execução do projeto é o fato de que os participantes não têm acesso extra curso aos computadores da escola por falta de pessoal que possa acompanhá-los e/ou orientá-los. A grande penetração do software proprietário na área educacional é uma grande barreira a ser superada. Diversos participantes questionaram o uso do Linux Educacional ao invés do Windows como sistema operacional. Isso reforça a ideia de que a opção por software livre se dá sem nenhum trabalho de conscientização da importância desta categoria de software para a escola e a sociedade em geral. O projeto contribui para a inclusão digital dos alunos, já que apenas 12% dispõem de computador em casa e a grande maioria nunca tinha usado a Internet. Além disso, colabora na luta para diminuir a exclusão social, considerando que este tem uma dimensão social.

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