UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS E/OU FILMES NAS AULAS DE QUÍMICA: ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DOS DOCENTES
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17099 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1889 "inscrito_id" => 5265 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS E/OU FILMES NAS AULAS DE QUÍMICA: ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DOS DOCENTES" "resumo" => "Pesquisas tem revelado que o docente deve mediar o processo de ensino aprendizagem com o uso de metodologias inovadoras, que desperte o interesse e promova a motivação do aluno em aprender,dentre estas a utilização de vídeo e filmes, vem se destacando.Assim objetivou-se com esta pesquisa avaliar a concepção dos docentes sobre o uso de filmes e/ou vídeos como recurso didático no ensino de química. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas estaduais, localizada na cidade de Areia - PB.Os dados foram coletados através de um questionário aplicado a três professores de química das escolas supracitadas.A partir dos resultados obtidos notou-se que quase 67% dos professores questionados relataram que na sua formação acadêmica cursaram alguma disciplina que abordou o uso de filmes e/ou vídeos como recurso inovador no ensino de Química, este mesmo percentual afirmam que nunca passaram por um curso de formação durante o tempo que lecionam no que se refere à utilização desta metodologia. Entretanto, todos os docentes questionados se sentem capacitados e preparados para utilização dessa ferramenta em suas aulas e revelam que pretendem ou já utilizaram este recurso. A maioria dos professores interrogados acredita que as metodologias relacionadas a vídeos e/ou filmes podem aumentar o interesse dos alunos pelos conteúdos e auxiliar no processo ensino e aprendizagem. No entanto, quando questionados sobre se os alunos são capazes de desenvolver uma leitura crítica e seletiva com essa metodologia, as respostas foram unânimes e todos disseram que apenas às vezes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA., METODOLOGIA INOVADORA., FILMES." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID5265_08092015151803.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA DELANIA MONTEIRO CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "CARLA MONTEIRO" "autor_email" => "juniorecarlajc@hotmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17099 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1889 "inscrito_id" => 5265 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS E/OU FILMES NAS AULAS DE QUÍMICA: ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DOS DOCENTES" "resumo" => "Pesquisas tem revelado que o docente deve mediar o processo de ensino aprendizagem com o uso de metodologias inovadoras, que desperte o interesse e promova a motivação do aluno em aprender,dentre estas a utilização de vídeo e filmes, vem se destacando.Assim objetivou-se com esta pesquisa avaliar a concepção dos docentes sobre o uso de filmes e/ou vídeos como recurso didático no ensino de química. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas estaduais, localizada na cidade de Areia - PB.Os dados foram coletados através de um questionário aplicado a três professores de química das escolas supracitadas.A partir dos resultados obtidos notou-se que quase 67% dos professores questionados relataram que na sua formação acadêmica cursaram alguma disciplina que abordou o uso de filmes e/ou vídeos como recurso inovador no ensino de Química, este mesmo percentual afirmam que nunca passaram por um curso de formação durante o tempo que lecionam no que se refere à utilização desta metodologia. Entretanto, todos os docentes questionados se sentem capacitados e preparados para utilização dessa ferramenta em suas aulas e revelam que pretendem ou já utilizaram este recurso. A maioria dos professores interrogados acredita que as metodologias relacionadas a vídeos e/ou filmes podem aumentar o interesse dos alunos pelos conteúdos e auxiliar no processo ensino e aprendizagem. No entanto, quando questionados sobre se os alunos são capazes de desenvolver uma leitura crítica e seletiva com essa metodologia, as respostas foram unânimes e todos disseram que apenas às vezes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA., METODOLOGIA INOVADORA., FILMES." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID5265_08092015151803.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA DELANIA MONTEIRO CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "CARLA MONTEIRO" "autor_email" => "juniorecarlajc@hotmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }