SOUZA, Adelita Alves De et al.. Cineclube na escola: uma ideia em construção.. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15605>. Acesso em: 24/11/2024 10:22
Resumo: Como desenvolver o interesse de uma comunidade escolar em formar um clube de cinéfilos, considerando toda a diversidade humana, social, cultural e econômica desse grupo, apontado por dados institucionais como historicamente excluídos? Para tanto propomos promover encontros em que os filmes são utilizados como complementação às aulas expositivas sobre os conceitos, temas e teorias estudados de forma interdisciplinar nas disciplinas de Artes, Biologia, Filosofia, História, Língua Portuguesa e Sociologia do ensino médio. Pois, consideramos que o filme além do entretenimento, também pode estimular a pesquisa, incentivar o compartilhamento de experiências, desenvolver competências individuais e possibilitar o trabalho em grupo. Com isso, nosso objetivo é a criação de um ambiente na escola em que sejam exibidos filmes em datas específicas e que ao final de cada sessão o público compartilhe seus “olhares”, seus entendimentos da organização e subjetividades da vida em sociedade. E assim, tornar a escola um espaço alternativo de atividades culturais. Escolhemos o filme porque ele permite localizar outros discursos/fontes “externos” que o autor dialogou para construção da obra, tornando assim o filme um dado importante de pesquisa. Percebemos que o uso do vídeo e da televisão no espaço escolar é uma necessidade. Isto porque, segundo as teorias mais recentes sobre a mente humana, entre elas a do pensador Howard Gardner (1994), o conhecimento humano advém da interligação e interdependência das sensações, dos sentimentos, da intuição e do raciocínio abstrato. Além disso, este estudo propõe direcionar a pesquisa científica para o cinema, buscando a compreensão de sua produção, seu consumo, seus prazeres e significados inseridos no funcionamento da própria cultura nacional e comunitária.