HOMOFOBIA NO ESPAÇO ESCOLAR - POSSIBILIDADES DE MEDIAÇÃO E INTERVENÇÃO DA PSICOLOGIA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16141 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1739 "inscrito_id" => 8093 "titulo" => "HOMOFOBIA NO ESPAÇO ESCOLAR - POSSIBILIDADES DE MEDIAÇÃO E INTERVENÇÃO DA PSICOLOGIA" "resumo" => "Historicamente, a abordagem de temas relacionados a sexualidade, no ambiente escolar, sempre se revelou uma tarefa difícil. Trata-se de uma temática atravessada por mitos, crenças, estereótipos, preconceitos, valores familiares, questões morais e religiosas, por esta razão, silenciada ou escamoteada no espaço escolar. Apesar dessas dificuldades, entendemos ser imprescindível a discussão de questões referentes à sexualidade, especificamente às relacionadas aos preconceitos e violências contra minorias, visto que a escola participa ativamente no processo de desenvolvimento e formação do indivíduo. Tendo a Psicologia Educacional o compromisso com a transformação social e diante da incapacidade da escola em lidar com a temática sexualidade, o psicólogo escolar tem uma importante participação na promoção de discussões e na construção de saberes que alcancem alunos, professores e funcionários. Nosso projeto se baseia na Teoria do Desenvolvimento Moral de Lawrence Kohlberg e na aplicação do método de discussão de dilemas morais hipotéticos desenvolvido por Moshe Blatt, ambos focados na abordagem da homossexualidade e homofobia no ambiente escolar. Como locus, utilizamos duas escolas (uma de nível fundamental e outra de nível médio) da rede pública de ensino do município de Pocinhos, Estado da Paraíba. Até o momento, cumprimos a etapa de observação do ambiente escolar e mantivemos contato com a comunidade os as escolas se encontram inseridas, buscando identificar o contexto interacional, bem como os valores, posicionamentos e aspectos culturais constituintes dos sujeitos que constituem o espaço escolar. Como resultados iniciais, constatamos que, como imaginávamos, a discussão da temática homossexualidade e todos os outros debates que surgem a partir dela são completamente negligenciados. Esses assuntos, quanto abordados, estão sempre acompanhados de juízo de valor, onde o indivíduo é identificado única ou prioritariamente pela sua condição sexual. Os episódios de homofobia, discriminação e preconceitos são minimizados, descaracterizados e "resolvidos" por meio de acordos que objetivam manter a ordem e boa convivência entre as partes. Prática que não combate ou previna a recorrência desses episódios." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "PSICOLOGIA, HOMOFOBIA, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA11_ID8093_08092015095411.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATARINA NASCIMENTO DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "KATARINA FREITAS" "autor_email" => "katarinafreitas@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16141 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1739 "inscrito_id" => 8093 "titulo" => "HOMOFOBIA NO ESPAÇO ESCOLAR - POSSIBILIDADES DE MEDIAÇÃO E INTERVENÇÃO DA PSICOLOGIA" "resumo" => "Historicamente, a abordagem de temas relacionados a sexualidade, no ambiente escolar, sempre se revelou uma tarefa difícil. Trata-se de uma temática atravessada por mitos, crenças, estereótipos, preconceitos, valores familiares, questões morais e religiosas, por esta razão, silenciada ou escamoteada no espaço escolar. Apesar dessas dificuldades, entendemos ser imprescindível a discussão de questões referentes à sexualidade, especificamente às relacionadas aos preconceitos e violências contra minorias, visto que a escola participa ativamente no processo de desenvolvimento e formação do indivíduo. Tendo a Psicologia Educacional o compromisso com a transformação social e diante da incapacidade da escola em lidar com a temática sexualidade, o psicólogo escolar tem uma importante participação na promoção de discussões e na construção de saberes que alcancem alunos, professores e funcionários. Nosso projeto se baseia na Teoria do Desenvolvimento Moral de Lawrence Kohlberg e na aplicação do método de discussão de dilemas morais hipotéticos desenvolvido por Moshe Blatt, ambos focados na abordagem da homossexualidade e homofobia no ambiente escolar. Como locus, utilizamos duas escolas (uma de nível fundamental e outra de nível médio) da rede pública de ensino do município de Pocinhos, Estado da Paraíba. Até o momento, cumprimos a etapa de observação do ambiente escolar e mantivemos contato com a comunidade os as escolas se encontram inseridas, buscando identificar o contexto interacional, bem como os valores, posicionamentos e aspectos culturais constituintes dos sujeitos que constituem o espaço escolar. Como resultados iniciais, constatamos que, como imaginávamos, a discussão da temática homossexualidade e todos os outros debates que surgem a partir dela são completamente negligenciados. Esses assuntos, quanto abordados, estão sempre acompanhados de juízo de valor, onde o indivíduo é identificado única ou prioritariamente pela sua condição sexual. Os episódios de homofobia, discriminação e preconceitos são minimizados, descaracterizados e "resolvidos" por meio de acordos que objetivam manter a ordem e boa convivência entre as partes. Prática que não combate ou previna a recorrência desses episódios." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "PSICOLOGIA, HOMOFOBIA, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA11_ID8093_08092015095411.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATARINA NASCIMENTO DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "KATARINA FREITAS" "autor_email" => "katarinafreitas@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }