Os terrários surgiram no final do século XIX e são representações da biosfera em tamanho reduzido, sendo este um dispositivo experimental que reproduz um ambiente natural, esta técnica e recurso possibilitaram o desenvolvimento de muitas pesquisas, pois se compreendeu a possibilidade em organizar os grandes sistemas dentro de um pequeno recipiente (terrário) e com isto podendo transportar os microssistemas. O presente trabalho teve como objetivo propiciar uma aprendizagem do ensino de Ciências de forma sistemática, através da construção e observação de terrários. As atividades práticas permitem aprendizagem que a aula teórica, apenas, não permite, sendo compromisso do professor, e também da escola, dar essa oportunidade para a formação do aluno, pois o processo de ensino-aprendizagem é complexo e requer dos profissionais da educação o uso de vários recursos didáticos, exigindo meios diferentes para repassar os diversos assuntos encontrados dentro das Ciências Naturais. Diante disso, torna-se viável o desenvolvimento de experimentos dentro da disciplina de Ciências como recurso didático, propiciando condições para que os alunos possam participar da construção de sua aprendizagem através da descoberta, curiosidade e observação. Nesse sentido, busca-se contextualizar, relacionar e integrar os conteúdos do Ensino de Ciências Naturais, por meio da construção e observação de terrários com alunos do ensino fundamental para auxiliar na verificação e compreensão dos fenômenos físicos, químicos e biológicos existente em um ambiente natural, e ainda incentivar o desenvolvimento de experimentos e o registro das observações.