Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA

Palavra-chaves: PIBID, FORMAÇÃO, DOCENTE Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15069
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2101
    "inscrito_id" => 4626
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA"
    "resumo" => "A educação brasileira tem se preocupado com a formação de professores aptos a estarem de forma qualitativa em sala de aula. Com isso, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN tem participado deste processo, aderindo a programas de extensão que zelam pela formação de qualidade dos professores. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID é um programa fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES. A UERN tem participado desde 2009 desta parceria interinstitucional, com o objetivo principal de oferecer possibilidades de parceria entre Universidade e escolas da educação básica pública, valorizando a docência, bem como possibilitando aos licenciando-se participantes, exercerem atividades docentes junto a supervisores na comunidade escolar. Sendo assim, esse trabalho abordará o PIBID enquanto contribuinte na formação de docentes em Geografia. Para tanto, centra foco na atuação do subprojeto do PIBID na escola Estadual Profa. Maria Edilma de Freitas que, por intermédio da parceria com a Universidade, buscando verificar qual a contribuição dessa experiência no processo ensino-aprendizagem dos bolsistas em formação docente inicial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO, DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID4626_08092015193040.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANDYGNA EMILIANA CHAVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VANDYGNA"
    "autor_email" => "vamdygnaemilianarcc_@hotm"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15069
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2101
    "inscrito_id" => 4626
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA"
    "resumo" => "A educação brasileira tem se preocupado com a formação de professores aptos a estarem de forma qualitativa em sala de aula. Com isso, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN tem participado deste processo, aderindo a programas de extensão que zelam pela formação de qualidade dos professores. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID é um programa fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES. A UERN tem participado desde 2009 desta parceria interinstitucional, com o objetivo principal de oferecer possibilidades de parceria entre Universidade e escolas da educação básica pública, valorizando a docência, bem como possibilitando aos licenciando-se participantes, exercerem atividades docentes junto a supervisores na comunidade escolar. Sendo assim, esse trabalho abordará o PIBID enquanto contribuinte na formação de docentes em Geografia. Para tanto, centra foco na atuação do subprojeto do PIBID na escola Estadual Profa. Maria Edilma de Freitas que, por intermédio da parceria com a Universidade, buscando verificar qual a contribuição dessa experiência no processo ensino-aprendizagem dos bolsistas em formação docente inicial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO, DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID4626_08092015193040.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANDYGNA EMILIANA CHAVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VANDYGNA"
    "autor_email" => "vamdygnaemilianarcc_@hotm"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A educação brasileira tem se preocupado com a formação de professores aptos a estarem de forma qualitativa em sala de aula. Com isso, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN tem participado deste processo, aderindo a programas de extensão que zelam pela formação de qualidade dos professores. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID é um programa fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES. A UERN tem participado desde 2009 desta parceria interinstitucional, com o objetivo principal de oferecer possibilidades de parceria entre Universidade e escolas da educação básica pública, valorizando a docência, bem como possibilitando aos licenciando-se participantes, exercerem atividades docentes junto a supervisores na comunidade escolar. Sendo assim, esse trabalho abordará o PIBID enquanto contribuinte na formação de docentes em Geografia. Para tanto, centra foco na atuação do subprojeto do PIBID na escola Estadual Profa. Maria Edilma de Freitas que, por intermédio da parceria com a Universidade, buscando verificar qual a contribuição dessa experiência no processo ensino-aprendizagem dos bolsistas em formação docente inicial.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.