ALVES, Isabel Cristina Guerra. Uso de aplicativos na alfabetização. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/17082>. Acesso em: 23/12/2024 00:34
Resumo As abordagens teóricas pedagógicas contemporâneas nos abrem possibilidades para atuarmos com dinamismo favorecendo uma aprendizagem significativa em sala de aula. A internet e os equipamentos eletrônicos digitais de informação e comunicação ampliam o acesso ao qualquer informação com rapidez, nos permitindo usá-los em favor da alfabetização de crianças que se encontram fora do ciclo de alfabetização proposto pelo Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – Pnaic. Nossa realidade nos remete a desafios diante de alunos com dificuldades individuais diversificadas em seu nível de desenvolvimento permitindo-nos buscar meios que minimizem essas dificuldades, com isso envolvemos esses alunos em uma rotina diferenciada objetivando a autonomia em seu aprendizado através das Tics – Tecnologias da informação e comunicação . Apresentamos alguns aplicativos do Play Store que permite a inclusão de crianças, adolescentes e jovens no ambiente letrado e alfabetizado por meio do ambiente virtual, avançando em seu processo de aprendizagem com ampla especificidade.