Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DOIS DADOS E VÁRIOS JOGOS CONTRIBUINDO NO ENSINO DE PROBABILIDADE SIMPLES

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO, JOGOS COM DADOS, PROBABILIDADE Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Matemática
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15791
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1528
    "inscrito_id" => 7844
    "titulo" => "DOIS DADOS E VÁRIOS JOGOS CONTRIBUINDO  NO ENSINO DE PROBABILIDADE SIMPLES"
    "resumo" => "Nesse trabalho abordamos o tema probabilidade, o qual foi desenvolvido por meio de material manipulativo, “kit de probabilidade”, e com jogos envolvendo dados. Tais recursos implicam numa mudança significativa nos processos de ensino e aprendizagem, permitindo o desenvolvimento de habilidades como observação, análise, levantamento de hipóteses, busca de suposições, reflexão, tomada de decisão, argumentação e organização, essas habilidades estão estreitamente relacionadas com o raciocínio lógico. Temos como sujeitos neste trabalho, 36 alunos da 3ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, da cidade de Guarabira – PB, no ano letivo de 2015. Com o intuito de dinamizar as aulas de Matemática, em especial, o ensino de probabilidade, resolvemos adotar os kit de probabilidade presente no Laboratório de Matemática da escola e alguns jogos com dados, visando uma perspectiva formativa mais ampla. Nessa linha de pensamento temos como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de probabilidade, utilizando jogos com dados como facilitadores na compreensão de conceitos básicos desse conteúdo. Ao concluir as atividades inerentes desse trabalho, saímos convictos de que os objetivos inicialmente definidos foram alcançados, uma vez que o conteúdo trabalhado e a metodologia adotada contribuíram para um aprendizado de forma dinâmica, prazerosa e divertida, diminuindo consideravelmente às impressões de assunto chato e difícil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, JOGOS COM DADOS, PROBABILIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID7844_07092015130748.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO BATISTA REGIS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO REGIS"
    "autor_email" => "jotaregis@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15791
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1528
    "inscrito_id" => 7844
    "titulo" => "DOIS DADOS E VÁRIOS JOGOS CONTRIBUINDO  NO ENSINO DE PROBABILIDADE SIMPLES"
    "resumo" => "Nesse trabalho abordamos o tema probabilidade, o qual foi desenvolvido por meio de material manipulativo, “kit de probabilidade”, e com jogos envolvendo dados. Tais recursos implicam numa mudança significativa nos processos de ensino e aprendizagem, permitindo o desenvolvimento de habilidades como observação, análise, levantamento de hipóteses, busca de suposições, reflexão, tomada de decisão, argumentação e organização, essas habilidades estão estreitamente relacionadas com o raciocínio lógico. Temos como sujeitos neste trabalho, 36 alunos da 3ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, da cidade de Guarabira – PB, no ano letivo de 2015. Com o intuito de dinamizar as aulas de Matemática, em especial, o ensino de probabilidade, resolvemos adotar os kit de probabilidade presente no Laboratório de Matemática da escola e alguns jogos com dados, visando uma perspectiva formativa mais ampla. Nessa linha de pensamento temos como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de probabilidade, utilizando jogos com dados como facilitadores na compreensão de conceitos básicos desse conteúdo. Ao concluir as atividades inerentes desse trabalho, saímos convictos de que os objetivos inicialmente definidos foram alcançados, uma vez que o conteúdo trabalhado e a metodologia adotada contribuíram para um aprendizado de forma dinâmica, prazerosa e divertida, diminuindo consideravelmente às impressões de assunto chato e difícil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, JOGOS COM DADOS, PROBABILIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID7844_07092015130748.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO BATISTA REGIS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO REGIS"
    "autor_email" => "jotaregis@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Nesse trabalho abordamos o tema probabilidade, o qual foi desenvolvido por meio de material manipulativo, “kit de probabilidade”, e com jogos envolvendo dados. Tais recursos implicam numa mudança significativa nos processos de ensino e aprendizagem, permitindo o desenvolvimento de habilidades como observação, análise, levantamento de hipóteses, busca de suposições, reflexão, tomada de decisão, argumentação e organização, essas habilidades estão estreitamente relacionadas com o raciocínio lógico. Temos como sujeitos neste trabalho, 36 alunos da 3ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, da cidade de Guarabira – PB, no ano letivo de 2015. Com o intuito de dinamizar as aulas de Matemática, em especial, o ensino de probabilidade, resolvemos adotar os kit de probabilidade presente no Laboratório de Matemática da escola e alguns jogos com dados, visando uma perspectiva formativa mais ampla. Nessa linha de pensamento temos como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de probabilidade, utilizando jogos com dados como facilitadores na compreensão de conceitos básicos desse conteúdo. Ao concluir as atividades inerentes desse trabalho, saímos convictos de que os objetivos inicialmente definidos foram alcançados, uma vez que o conteúdo trabalhado e a metodologia adotada contribuíram para um aprendizado de forma dinâmica, prazerosa e divertida, diminuindo consideravelmente às impressões de assunto chato e difícil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.