Essa pesquisa tem como objetivo analisar a influência da Psicomotricidade sobre a avaliação dos Padrões Fundamentais de Movimento (PFM) e classificação de seus estágios em alunos de Educação Física Infantil. A pesquisa foi realizada na Creche Pré Escola da Assembleia Legislativa da Paraíba na cidade de João Pessoa-PB com participação de 25 alunos com idades entre 5 e 6 anos. Foram avaliados e classificados os estágios de cada criança referentes aos movimentos: salto, corrida e equilíbrio. Para tal, foi utilizado o Modelo de Avaliação Instrumental dos Movimentos Fundamentais. O teste foi realizado em circuito, de maneira que o aluno executasse os três movimentos após uma demonstração feita pelo professor. De natureza metodológica aplicada o estudo propõe que seus resultados tenham utilização na solução de problemas concretos, desenvolvendo metodologias através da aplicação do conhecimento científico. Após avaliação e interpretação dos dados, os alunos foram classificados conforme o movimento e seu estágio, respectivamente em: salto-inicial (4), salto-elementar (7), salto-maduro (14); corrida-inicial (0), corrida-elementar (6), corrida-maduro (19); equilíbrio-inicial (8), equilíbrio-elementar (7), equilíbrio-maduro (10). Os resultados apontam que é considerável o ensino da Educação Física Infantil aliado à proposta da Psicomotricidade, indicando que um aumento na diversificação dos PFM induz um melhor desenvolvimento da complexidade do sistema motor (combinação de PFM para formar um movimento mais complexo), o que mostra a importância de se atingir o padrão maduro. Os resultados abrem novas possibilidades de pesquisas, análises e comparativos, indicando a necessidade de investigar o ensino da Educação Física Escolar vinculado à Psicomotricidade.