RESUMO - Introdução: No âmbito do estudo e da pesquisa acerca da inclusão social, direitos humanos e interculturalidade, há a importância no reconhecimento do trabalho humanitário realizado pelo UN Peacekeeping ou United Nations Peacekeeping Forces, que é um grupo de forças especiais para a manutenção da paz, como uma das importantes iniciativas das Organizações das Nações Unidas (ONU). Sua atuação é em nível global, com metas de ajuda humanitária e de educação, sobretudo realizadas pelas forças militares multinacionais instituídas pela ONU. Todo o seu cronograma de atividades e objetivos designados devem ser aprovados pelo Conselho das Nações Unidas, para a plena atuação nas zonas de conflito armado, como também no aspecto de assistência social, educacional e manutenção das missões de paz, assim presentes em vários continentes. Atuam mediante a aprovação e objetivos designados pelo Conselho das Nações Unidas, para atuação nas zonas de conflito armado, como também no aspecto de assistência social, educacional e manutenção das missões de paz, assim presentes em vários continentes. Seus participantes, militares em sua maioria, são conhecidos como boinas azuis ou capacetes azuis. Neste contexto, o Brasil recebe o status de participação ativa em todas as suas agências especializadas e está entre os vinte maiores contribuintes das Nações Unidas em operações de paz no mundo. O Exército Brasileiro juntamente com a ONU somam esforços de manutenção da paz e projetos educacionais para crianças e adultos no Sudão, Haiti, Oriente Médio, Chipre, Angola, Moçambique e no Timor Leste, ao promover uma longa tradição de contribuir para as operações de paz com o total de 33 operações das Nações Unidas e ao contar com o trabalho de mais de 27.000 tropas, com cerca de 2.200 militares ativos nas operações de paz. Este tema continua inédito e possui grande relevância no cenário da educação interdisciplinar, sobretudo pelos preceitos da inclusão social e interculturalidade na defesa dos direitos humanos. Para tanto, a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Exército Brasileiro assumem ao longo dos anos um sólido compromisso em promover e valorizar os direitos fundamentais e a dignidade humana através da educação, com os seguintes objetivos: Analisar este tema num contexto interdisciplinar de inclusão social, direitos humanos e interculturalidade sob a visão do papel do Exército Brasileiro nas Missões de Paz; Promover a divulgação de ações assistenciais e humanitárias junto às comunidades internacionais através da educação.Metodologia: Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Documental e Pesquisa Descritiva, que se caracterizam pela identificação e a análise de dados e demais informações relevantes e atuais sobre este tema. Análise e Discussão dos Resultados: Entrevistas semiestruturadas com os militares do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado de Campina Grande-PB ao ter conhecimento de suas experiências pessoais nas missões de paz com foco na educação. Conclusões: Compreensão dos conceitos e da aplicabilidade prática da ações de inclusão social, direitos humanos e interculturalidade, ao observar as suas características no Brasil, Sudão e Haiti, países que buscam a segurança internacional e a plena resolução pacífica na promoção do bem-estar social.