Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FUNGOS: UMA ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: FUNGOS, ATIVIDADES TEÓRICAS E PRÁTICAS, MODELOS DIDÁTICOS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de Ciências
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A relevância dos fungos para o planeta é notória, assim percebe-se a importância de discussões sobre esses organismos, buscando trazê-los para mais próximo dos alunos, dessa forma, esses conteúdos não devem ser trabalhados somente de forma teórica nas salas de aula, se faz necessária a utilização de metodologias diferenciadas. Objetivou-se relacionar atividades teóricas e práticas, utilizando a construção de modelos didáticos, em busca de proporcionar uma aprendizagem significativa em relação ao ensino de fungos. O trabalho foi desenvolvido por três bolsistas do PIBID Biologia durante os meses de junho e julho de 2015, em 5 turmas da segunda série do ensino médio, no turno matutino da EEEMF Padre Hildon Bandeira, localizada no bairro da Torre no município de João Pessoa, PB. Foram ministradas 2 aulas teóricas sobre Fungos em cada uma das turmas expondo a temática de uma maneira geral; Vídeos sobre o conteúdo foram exibidos, assim como, amostras de espécies de diferentes fungos para que os alunos pudessem visualizar de fato o objeto de estudo; O último momento se deu por meio da construção de modelos tridimensionais de fungos utilizando massa de modelar. Foi possível constatar a eficiência das aulas práticas, visto que nas mesmas os alunos têm contato direto com o objeto estudado e obtêm o maior conhecimento sobre este. Assim, muitas das dificuldades em compreenderem conceitos podem ser superadas/ minimizadas por meio de introdução de atividades práticas e modelos didáticos que aproximam os alunos do objeto de estudo.

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