Este trabalho apresenta reflexões sobre os termos avaliação das aprendizagens e autoavalição (FERNANDES, ALBUQUERQUE, KRAEMER, VILLAS BOAS) por meio de percepções manifestadas por alunos de 4º ano do ensino fundamental. Trata-se de um trabalho em nível de iniciação científica vinculada ao Avaliação e Ensino na Educação Básica em Portugal e no Brasil: Relações com as aprendizagens – AERA (CAPES/FCT, 2014-2016) que está em execução por meio de cooperação internacional entre a Universidade Federal do Pará - UFPA e a Universidade de Évora (Portugal). Entrevistas e observações em sala de aula foram os principais instrumentos de recolha de informações. Da experiência neste trabalho, em nível de iniciação científica, é possível afirmar que há necessidade de mudanças quanto às práticas avaliativas que ainda vigoram fortemente no contexto escolar. Os alunos demonstraram perceber que avaliações sem sentido para a melhorias de suas aprendizagens tem pouco valor. Manifestaram interesse pelo novo, o diferente e menos excludente/classificatório.