UMA REFLEXÃO SOBRE OS OBJETOS DE ESTUDO NAS MONOGRAFIAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR NA MATA NORTE PERNAMBUCANA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17069 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1244 "inscrito_id" => 2373 "titulo" => "UMA REFLEXÃO SOBRE OS OBJETOS DE ESTUDO NAS MONOGRAFIAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR NA MATA NORTE PERNAMBUCANA" "resumo" => "O presente texto apresenta uma pesquisa cujo objeto de estudo são os trabalhos monográficos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Pedagogia do O Plano Nacional de Formação de professores da Educação Básica (PARFOR). A pesquisa se insere numa perspectiva qualitativa de Educação, situada nas discussões referentes à formação de professores e suas implicações na prática docente. A pesquisa tem, por objetivo, identificar quais objetos de estudo foram selecionados pelos professores em formação em seus trabalhos monográficos de conclusão de curso? O corpus foi composto por oitenta e cinco resumos das monografias produzidas no ano de 2014 pelos professores em formação em Pedagogia do PARFOR da Universidade de Pernambuco - UPE Campus Nazaré da Mata. A análise tem revelado uma particularidade singular desenvolvida pela Análise do Discurso de Linha Francesa (ORLANDI, 2007) visto que o sujeito tem importância vital, pois está inserido em uma conjuntura social, tomado em lugar social, histórico e ideologicamente marcado, um sujeito heterogêneo constituído por diferentes discursos. Os resultados revelam uma maior centralidade nos estudos voltados para linguagem, lúdico na sala de aula, áreas de conhecimentos específicos e relações interpessoais na escola. Percebemos quase um silenciamento nas demais temáticas, revelando que a leitura e escrita ainda são situações preocupantes e importantes para os professores em formação. Concluímos que os objetos tratados nas monografias são frutos do diálogo entre a teoria apreendida na instituição de ensino superior – PARFOR- e a prática vivenciada no ambiente de trabalho, refletindo e agindo sobre si e o outro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PARFOR, MONOGRAFIA, MATA NORTE-PE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID2373_02092015205844.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÔNICA MARIA GADÊLHA DE SOUZA GASPAR" "autor_nome_curto" => "MÔNICA GASPAR" "autor_email" => "monicaggaspar@gmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PE/UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17069 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1244 "inscrito_id" => 2373 "titulo" => "UMA REFLEXÃO SOBRE OS OBJETOS DE ESTUDO NAS MONOGRAFIAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR NA MATA NORTE PERNAMBUCANA" "resumo" => "O presente texto apresenta uma pesquisa cujo objeto de estudo são os trabalhos monográficos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Pedagogia do O Plano Nacional de Formação de professores da Educação Básica (PARFOR). A pesquisa se insere numa perspectiva qualitativa de Educação, situada nas discussões referentes à formação de professores e suas implicações na prática docente. A pesquisa tem, por objetivo, identificar quais objetos de estudo foram selecionados pelos professores em formação em seus trabalhos monográficos de conclusão de curso? O corpus foi composto por oitenta e cinco resumos das monografias produzidas no ano de 2014 pelos professores em formação em Pedagogia do PARFOR da Universidade de Pernambuco - UPE Campus Nazaré da Mata. A análise tem revelado uma particularidade singular desenvolvida pela Análise do Discurso de Linha Francesa (ORLANDI, 2007) visto que o sujeito tem importância vital, pois está inserido em uma conjuntura social, tomado em lugar social, histórico e ideologicamente marcado, um sujeito heterogêneo constituído por diferentes discursos. Os resultados revelam uma maior centralidade nos estudos voltados para linguagem, lúdico na sala de aula, áreas de conhecimentos específicos e relações interpessoais na escola. Percebemos quase um silenciamento nas demais temáticas, revelando que a leitura e escrita ainda são situações preocupantes e importantes para os professores em formação. Concluímos que os objetos tratados nas monografias são frutos do diálogo entre a teoria apreendida na instituição de ensino superior – PARFOR- e a prática vivenciada no ambiente de trabalho, refletindo e agindo sobre si e o outro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PARFOR, MONOGRAFIA, MATA NORTE-PE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID2373_02092015205844.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÔNICA MARIA GADÊLHA DE SOUZA GASPAR" "autor_nome_curto" => "MÔNICA GASPAR" "autor_email" => "monicaggaspar@gmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PE/UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }