LEITÃO, Liane Velloso et al.. (des) construindo a avaliação no contexto inclusivo. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15016>. Acesso em: 21/11/2024 09:38
As políticas de educação inclusiva têm promovido desafios no fazer pedagógico diante da presença de estudantes com deficiência nas escolas regulares, solicitando dos professores ações que até então eram exclusivas das instituições de educação especial. Dentre esses desafios destaca-se o processo de avaliação, que de acordo com Morgado (2013) parece ainda não funcionar, haja vista que o estudante não é avaliado como um todo, isto é, todas as suas potencialidades e não somente aquela referenciada nos documentos oficiais. Sendo assim, esta pesquisa se alinha aos pressupostos teóricos acerca da avaliação escolar inclusiva (TEIXEIRA e NUNES, 2014; BEYER, 2010) e dos estudos no âmbito da educação inclusiva (RODRIGUES, 2006; MORGADO, 2013), cujo objetivo é identificar desafios no processo de avaliação escolar dos estudantes com deficiência na escola regular e apontar as representações dos professores acerca dessa prática pedagógica. Para tanto, os dados foram gerados por meio de um questionário, respondido por professores de língua portuguesa da rede municipal de ensino de João Pessoa. A partir da análise dos dados, observamos que não apenas as dificuldades no processo avaliativo de pessoas com deficiência foram salientadas, mas, outrossim, a necessidade de (re)configurações no agir docente a fim de ser responsivo no processo de educação inclusiva.