Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEDINDO ALTURAS INACESSÍVEIS COM O AUXÍLIO DA TRIGONOMETRIA: O CASO DA IGREJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM PASSIRA – PE

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, TRIGONOMETRIA, HISTÓRIA Pôster (PO) / Poster Submission Educação Matemática
"2015-10-14 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16277
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1544
    "inscrito_id" => 1567
    "titulo" => "MEDINDO ALTURAS INACESSÍVEIS COM O AUXÍLIO DA TRIGONOMETRIA: O CASO DA IGREJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM PASSIRA – PE"
    "resumo" => "A trigonometria é a área da Matemática que estuda as medidas dos lados e dos ângulos de um triângulo. Não podemos dizer precisamente quando ela surgiu, mas sabe-se que ela teve início em meados do século IV A.C. em grandes civilizações como Egito e Babilônia. Ela era vista como uma ferramenta muito importante para o cálculo de medidas, sendo usada em diversas situações, como astronomia, agrimensura, construção e navegação. Diante de tantas aplicações da trigonometria, entendemos que o seu ensino deve estar diretamente ligado à situações cotidianas dos estudantes, pois a Matemática, de uma maneira geral, vai além da decoração de fórmulas e conceitos, e sim a utilização dessas fórmulas no dia a dia para descrever e modelar matematicamente situações. A investigação aqui apresentada foi pensada durante a disciplina de matemática II do curso de Licenciatura em Matemática da UFPE, aos notarmos que grande parte dos alunos, mesmo na graduação relatam dificuldades em trigonometria, no seu estudo e ensino. Diante do exposto, o objetivo principal deste trabalho é mostrar a importância da contextualização dos conteúdos de trigonometria possibilitando assim, uma aprendizagem com mais significado, levando a construção de conhecimentos junto aos alunos a partir de experimentos práticos do cotidiano. Utilizamos uma abordagem teórico-metodológica fundamentada na história da matemática como recurso didático no ensino, buscando refazer processos históricos de resolução de problemas através da medição de alturas inacessíveis usando apenas um teodolito caseiro e o conhecimento de trigonometria. O experimento foi realizado na cidade de Passira – PE, para isso foi escolhida a Matriz Nossa Senhora da Conceição para medição da sua altura. Obtivemos resultados positivos e pudemos refletir que para a educação básica, essas propostas de ensino, utilizando outras metodologias, como a história da matemática, criam oportunidades para os alunos terem um contato com a sua comunidade, estudarem sobre o contexto histórico do objeto de estudo, geografia local, ou seja, abrindo espaço, inclusive, para a interdisciplinaridade. Além disso, o ensino contextualizado da trigonometria (e qualquer outro tópico de ensino) é importante, pois ao contextualizarmos um assunto inicialmente abstrato, podemos visualizar melhor como ele funciona e comprovar sua veracidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, TRIGONOMETRIA, HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA8_ID1567_07092015144136.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WESLEY MICHAEL PEREIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MICHAEL"
    "autor_email" => "wesleymichaelpereira@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16277
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1544
    "inscrito_id" => 1567
    "titulo" => "MEDINDO ALTURAS INACESSÍVEIS COM O AUXÍLIO DA TRIGONOMETRIA: O CASO DA IGREJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM PASSIRA – PE"
    "resumo" => "A trigonometria é a área da Matemática que estuda as medidas dos lados e dos ângulos de um triângulo. Não podemos dizer precisamente quando ela surgiu, mas sabe-se que ela teve início em meados do século IV A.C. em grandes civilizações como Egito e Babilônia. Ela era vista como uma ferramenta muito importante para o cálculo de medidas, sendo usada em diversas situações, como astronomia, agrimensura, construção e navegação. Diante de tantas aplicações da trigonometria, entendemos que o seu ensino deve estar diretamente ligado à situações cotidianas dos estudantes, pois a Matemática, de uma maneira geral, vai além da decoração de fórmulas e conceitos, e sim a utilização dessas fórmulas no dia a dia para descrever e modelar matematicamente situações. A investigação aqui apresentada foi pensada durante a disciplina de matemática II do curso de Licenciatura em Matemática da UFPE, aos notarmos que grande parte dos alunos, mesmo na graduação relatam dificuldades em trigonometria, no seu estudo e ensino. Diante do exposto, o objetivo principal deste trabalho é mostrar a importância da contextualização dos conteúdos de trigonometria possibilitando assim, uma aprendizagem com mais significado, levando a construção de conhecimentos junto aos alunos a partir de experimentos práticos do cotidiano. Utilizamos uma abordagem teórico-metodológica fundamentada na história da matemática como recurso didático no ensino, buscando refazer processos históricos de resolução de problemas através da medição de alturas inacessíveis usando apenas um teodolito caseiro e o conhecimento de trigonometria. O experimento foi realizado na cidade de Passira – PE, para isso foi escolhida a Matriz Nossa Senhora da Conceição para medição da sua altura. Obtivemos resultados positivos e pudemos refletir que para a educação básica, essas propostas de ensino, utilizando outras metodologias, como a história da matemática, criam oportunidades para os alunos terem um contato com a sua comunidade, estudarem sobre o contexto histórico do objeto de estudo, geografia local, ou seja, abrindo espaço, inclusive, para a interdisciplinaridade. Além disso, o ensino contextualizado da trigonometria (e qualquer outro tópico de ensino) é importante, pois ao contextualizarmos um assunto inicialmente abstrato, podemos visualizar melhor como ele funciona e comprovar sua veracidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, TRIGONOMETRIA, HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA8_ID1567_07092015144136.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WESLEY MICHAEL PEREIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MICHAEL"
    "autor_email" => "wesleymichaelpereira@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A trigonometria é a área da Matemática que estuda as medidas dos lados e dos ângulos de um triângulo. Não podemos dizer precisamente quando ela surgiu, mas sabe-se que ela teve início em meados do século IV A.C. em grandes civilizações como Egito e Babilônia. Ela era vista como uma ferramenta muito importante para o cálculo de medidas, sendo usada em diversas situações, como astronomia, agrimensura, construção e navegação. Diante de tantas aplicações da trigonometria, entendemos que o seu ensino deve estar diretamente ligado à situações cotidianas dos estudantes, pois a Matemática, de uma maneira geral, vai além da decoração de fórmulas e conceitos, e sim a utilização dessas fórmulas no dia a dia para descrever e modelar matematicamente situações. A investigação aqui apresentada foi pensada durante a disciplina de matemática II do curso de Licenciatura em Matemática da UFPE, aos notarmos que grande parte dos alunos, mesmo na graduação relatam dificuldades em trigonometria, no seu estudo e ensino. Diante do exposto, o objetivo principal deste trabalho é mostrar a importância da contextualização dos conteúdos de trigonometria possibilitando assim, uma aprendizagem com mais significado, levando a construção de conhecimentos junto aos alunos a partir de experimentos práticos do cotidiano. Utilizamos uma abordagem teórico-metodológica fundamentada na história da matemática como recurso didático no ensino, buscando refazer processos históricos de resolução de problemas através da medição de alturas inacessíveis usando apenas um teodolito caseiro e o conhecimento de trigonometria. O experimento foi realizado na cidade de Passira – PE, para isso foi escolhida a Matriz Nossa Senhora da Conceição para medição da sua altura. Obtivemos resultados positivos e pudemos refletir que para a educação básica, essas propostas de ensino, utilizando outras metodologias, como a história da matemática, criam oportunidades para os alunos terem um contato com a sua comunidade, estudarem sobre o contexto histórico do objeto de estudo, geografia local, ou seja, abrindo espaço, inclusive, para a interdisciplinaridade. Além disso, o ensino contextualizado da trigonometria (e qualquer outro tópico de ensino) é importante, pois ao contextualizarmos um assunto inicialmente abstrato, podemos visualizar melhor como ele funciona e comprovar sua veracidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.