MEDINDO ALTURAS INACESSÍVEIS COM O AUXÍLIO DA TRIGONOMETRIA: O CASO DA IGREJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM PASSIRA – PE
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16277 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1544 "inscrito_id" => 1567 "titulo" => "MEDINDO ALTURAS INACESSÍVEIS COM O AUXÍLIO DA TRIGONOMETRIA: O CASO DA IGREJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM PASSIRA – PE" "resumo" => "A trigonometria é a área da Matemática que estuda as medidas dos lados e dos ângulos de um triângulo. Não podemos dizer precisamente quando ela surgiu, mas sabe-se que ela teve início em meados do século IV A.C. em grandes civilizações como Egito e Babilônia. Ela era vista como uma ferramenta muito importante para o cálculo de medidas, sendo usada em diversas situações, como astronomia, agrimensura, construção e navegação. Diante de tantas aplicações da trigonometria, entendemos que o seu ensino deve estar diretamente ligado à situações cotidianas dos estudantes, pois a Matemática, de uma maneira geral, vai além da decoração de fórmulas e conceitos, e sim a utilização dessas fórmulas no dia a dia para descrever e modelar matematicamente situações. A investigação aqui apresentada foi pensada durante a disciplina de matemática II do curso de Licenciatura em Matemática da UFPE, aos notarmos que grande parte dos alunos, mesmo na graduação relatam dificuldades em trigonometria, no seu estudo e ensino. Diante do exposto, o objetivo principal deste trabalho é mostrar a importância da contextualização dos conteúdos de trigonometria possibilitando assim, uma aprendizagem com mais significado, levando a construção de conhecimentos junto aos alunos a partir de experimentos práticos do cotidiano. Utilizamos uma abordagem teórico-metodológica fundamentada na história da matemática como recurso didático no ensino, buscando refazer processos históricos de resolução de problemas através da medição de alturas inacessíveis usando apenas um teodolito caseiro e o conhecimento de trigonometria. O experimento foi realizado na cidade de Passira – PE, para isso foi escolhida a Matriz Nossa Senhora da Conceição para medição da sua altura. Obtivemos resultados positivos e pudemos refletir que para a educação básica, essas propostas de ensino, utilizando outras metodologias, como a história da matemática, criam oportunidades para os alunos terem um contato com a sua comunidade, estudarem sobre o contexto histórico do objeto de estudo, geografia local, ou seja, abrindo espaço, inclusive, para a interdisciplinaridade. Além disso, o ensino contextualizado da trigonometria (e qualquer outro tópico de ensino) é importante, pois ao contextualizarmos um assunto inicialmente abstrato, podemos visualizar melhor como ele funciona e comprovar sua veracidade." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, TRIGONOMETRIA, HISTÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA8_ID1567_07092015144136.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WESLEY MICHAEL PEREIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "MICHAEL" "autor_email" => "wesleymichaelpereira@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16277 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1544 "inscrito_id" => 1567 "titulo" => "MEDINDO ALTURAS INACESSÍVEIS COM O AUXÍLIO DA TRIGONOMETRIA: O CASO DA IGREJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM PASSIRA – PE" "resumo" => "A trigonometria é a área da Matemática que estuda as medidas dos lados e dos ângulos de um triângulo. Não podemos dizer precisamente quando ela surgiu, mas sabe-se que ela teve início em meados do século IV A.C. em grandes civilizações como Egito e Babilônia. Ela era vista como uma ferramenta muito importante para o cálculo de medidas, sendo usada em diversas situações, como astronomia, agrimensura, construção e navegação. Diante de tantas aplicações da trigonometria, entendemos que o seu ensino deve estar diretamente ligado à situações cotidianas dos estudantes, pois a Matemática, de uma maneira geral, vai além da decoração de fórmulas e conceitos, e sim a utilização dessas fórmulas no dia a dia para descrever e modelar matematicamente situações. A investigação aqui apresentada foi pensada durante a disciplina de matemática II do curso de Licenciatura em Matemática da UFPE, aos notarmos que grande parte dos alunos, mesmo na graduação relatam dificuldades em trigonometria, no seu estudo e ensino. Diante do exposto, o objetivo principal deste trabalho é mostrar a importância da contextualização dos conteúdos de trigonometria possibilitando assim, uma aprendizagem com mais significado, levando a construção de conhecimentos junto aos alunos a partir de experimentos práticos do cotidiano. Utilizamos uma abordagem teórico-metodológica fundamentada na história da matemática como recurso didático no ensino, buscando refazer processos históricos de resolução de problemas através da medição de alturas inacessíveis usando apenas um teodolito caseiro e o conhecimento de trigonometria. O experimento foi realizado na cidade de Passira – PE, para isso foi escolhida a Matriz Nossa Senhora da Conceição para medição da sua altura. Obtivemos resultados positivos e pudemos refletir que para a educação básica, essas propostas de ensino, utilizando outras metodologias, como a história da matemática, criam oportunidades para os alunos terem um contato com a sua comunidade, estudarem sobre o contexto histórico do objeto de estudo, geografia local, ou seja, abrindo espaço, inclusive, para a interdisciplinaridade. Além disso, o ensino contextualizado da trigonometria (e qualquer outro tópico de ensino) é importante, pois ao contextualizarmos um assunto inicialmente abstrato, podemos visualizar melhor como ele funciona e comprovar sua veracidade." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, TRIGONOMETRIA, HISTÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA8_ID1567_07092015144136.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WESLEY MICHAEL PEREIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "MICHAEL" "autor_email" => "wesleymichaelpereira@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }