Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA PROPOSTA DE ESTRATÉGIA DE LEITURA COM A PRESENÇA DO PROFESSOR COMO MEDIADOR

Palavra-chaves: LEITURA, LEITOR, PROFESSOR, MEDIAÇÃO, COMPREENSÃO. Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de língua portuguesa
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17059
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2496
    "inscrito_id" => 5050
    "titulo" => "UMA PROPOSTA DE ESTRATÉGIA DE LEITURA COM A PRESENÇA DO PROFESSOR COMO MEDIADOR"
    "resumo" => "Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a relevância do professor como agente mediador nas aulas de leitura/compreensão de texto. Para desenvolver esse estudo, escolhemos uma turma de 6º. ano do ensino fundamental II do Colégio Municipal Padre Galvão, Pocinhos, PB. É sabido que, nessa fase de letramento, os alunos, geralmente, ainda, são imaturos no que diz respeito ao processo de leitura e compreensão textual e, assim, apresentam a necessidade de uma maior intervenção do professor durante esse momento, realizando as intervenções pertinentes para que os estudantes alcancem o nível de proficiência desejado para leitores que estão nessa fase de estudo. Esse artigo apresenta, além de conceitos básicos sobre mediação leitora, uma rápida proposta de intervenção com o objetivo de contribuir com uma metodologia de mediação de leitura que possa minimizar eventuais problemas dessa natureza na sala de aula. Para realizar esse estudo, observamos duas aulas de leitura e compreensão textual, na 1ª. série do ensino fundamental II do colégio supracitado, a fim de verificar as estratégias de leitura utilizadas pela docente de língua portuguesa e, a partir dessa observação,  propor um trabalho com leitura mediada. Ao final das aulas, percebemos que a ausência de mediação da professora de língua portuguesa, nas etapas de desenvolvimento da leitura dos educandos, acarretou insucesso na compreensão textual por parte dos alunos. Sendo assim, defendemos que práticas de mediação leitora são essenciais para a formação de leitores competentes e que só, por meio de um trabalho mais sistematizado em torno dessas estratégias, formaremos leitores autônomos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LEITOR, PROFESSOR, MEDIAÇÃO, COMPREENSÃO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID5050_09092015123458.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALQUÍRIA DA SILVA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "VALQUÍRIA"
    "autor_email" => "valquiria.ss1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17059
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2496
    "inscrito_id" => 5050
    "titulo" => "UMA PROPOSTA DE ESTRATÉGIA DE LEITURA COM A PRESENÇA DO PROFESSOR COMO MEDIADOR"
    "resumo" => "Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a relevância do professor como agente mediador nas aulas de leitura/compreensão de texto. Para desenvolver esse estudo, escolhemos uma turma de 6º. ano do ensino fundamental II do Colégio Municipal Padre Galvão, Pocinhos, PB. É sabido que, nessa fase de letramento, os alunos, geralmente, ainda, são imaturos no que diz respeito ao processo de leitura e compreensão textual e, assim, apresentam a necessidade de uma maior intervenção do professor durante esse momento, realizando as intervenções pertinentes para que os estudantes alcancem o nível de proficiência desejado para leitores que estão nessa fase de estudo. Esse artigo apresenta, além de conceitos básicos sobre mediação leitora, uma rápida proposta de intervenção com o objetivo de contribuir com uma metodologia de mediação de leitura que possa minimizar eventuais problemas dessa natureza na sala de aula. Para realizar esse estudo, observamos duas aulas de leitura e compreensão textual, na 1ª. série do ensino fundamental II do colégio supracitado, a fim de verificar as estratégias de leitura utilizadas pela docente de língua portuguesa e, a partir dessa observação,  propor um trabalho com leitura mediada. Ao final das aulas, percebemos que a ausência de mediação da professora de língua portuguesa, nas etapas de desenvolvimento da leitura dos educandos, acarretou insucesso na compreensão textual por parte dos alunos. Sendo assim, defendemos que práticas de mediação leitora são essenciais para a formação de leitores competentes e que só, por meio de um trabalho mais sistematizado em torno dessas estratégias, formaremos leitores autônomos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LEITOR, PROFESSOR, MEDIAÇÃO, COMPREENSÃO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID5050_09092015123458.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALQUÍRIA DA SILVA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "VALQUÍRIA"
    "autor_email" => "valquiria.ss1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a relevância do professor como agente mediador nas aulas de leitura/compreensão de texto. Para desenvolver esse estudo, escolhemos uma turma de 6º. ano do ensino fundamental II do Colégio Municipal Padre Galvão, Pocinhos, PB. É sabido que, nessa fase de letramento, os alunos, geralmente, ainda, são imaturos no que diz respeito ao processo de leitura e compreensão textual e, assim, apresentam a necessidade de uma maior intervenção do professor durante esse momento, realizando as intervenções pertinentes para que os estudantes alcancem o nível de proficiência desejado para leitores que estão nessa fase de estudo. Esse artigo apresenta, além de conceitos básicos sobre mediação leitora, uma rápida proposta de intervenção com o objetivo de contribuir com uma metodologia de mediação de leitura que possa minimizar eventuais problemas dessa natureza na sala de aula. Para realizar esse estudo, observamos duas aulas de leitura e compreensão textual, na 1ª. série do ensino fundamental II do colégio supracitado, a fim de verificar as estratégias de leitura utilizadas pela docente de língua portuguesa e, a partir dessa observação, propor um trabalho com leitura mediada. Ao final das aulas, percebemos que a ausência de mediação da professora de língua portuguesa, nas etapas de desenvolvimento da leitura dos educandos, acarretou insucesso na compreensão textual por parte dos alunos. Sendo assim, defendemos que práticas de mediação leitora são essenciais para a formação de leitores competentes e que só, por meio de um trabalho mais sistematizado em torno dessas estratégias, formaremos leitores autônomos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.