Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DESIGN PEDAGÓGICO E SUA COLABORAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)

Palavra-chaves: DESIGN PEDAGÓGICO, TDAH, PSICOPEDAGOGIA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Especial
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16370
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1183
    "inscrito_id" => 4386
    "titulo" => "O DESIGN PEDAGÓGICO E SUA COLABORAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)"
    "resumo" => "Com o avanço do mundo digital e das novas tecnologias se percebe a necessidade em refletir sobre o processo educacional. Apresentamos a utilização de Materiais Educacionais Digitais (MED´s) acoplados ao Design Pedagógico (DP) como suporte para a aprendizagem de alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O estudo objetivou avaliar a importância do Design Pedagógico na elaboração de Materiais Educacionais Digitais, que auxiliem na aprendizagem de alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), além de pesquisar os Materiais Educacionais Digitais (MED´s) para ajudar na aprendizagem de alunos com TDAH numa proposta psicopedagógica e expor os Objetos de Aprendizagem (OA) interativos que são adaptados para beneficiar as crianças com o transtorno estudado, gerando interesse pelas atividades escolares. Com base nas pesquisas percebeu-se que por meio dos Materiais Educacionais Digitais e dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, que são planejados para proporcionar a inclusão digital e social, constitui-se um espaço para a interação, desenvolvimento e reflexão pessoal. Dessa forma, os professores podem oferecer, nas salas de aulas, um aprendizado mais lúdico, atrativo, interativo e participativo, assim facilitando a ação da psicopedagogia, intervindo nas dificuldades de aprendizagem por meio de atividades lúdicas. Logo, a aplicação de diferentes mídias, numa natureza lúdica, criativa e interativa é fundamental e contribui para o processo de ensino-aprendizagem de alunos com TDAH."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Especial"
    "palavra_chave" => "DESIGN PEDAGÓGICO, TDAH, PSICOPEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA7_ID4386_01092015160138.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIA CALDEIRA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDINHA"
    "autor_email" => "claudinha.levita@gmail.co"
    "autor_ies" => "FURNE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16370
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1183
    "inscrito_id" => 4386
    "titulo" => "O DESIGN PEDAGÓGICO E SUA COLABORAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)"
    "resumo" => "Com o avanço do mundo digital e das novas tecnologias se percebe a necessidade em refletir sobre o processo educacional. Apresentamos a utilização de Materiais Educacionais Digitais (MED´s) acoplados ao Design Pedagógico (DP) como suporte para a aprendizagem de alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O estudo objetivou avaliar a importância do Design Pedagógico na elaboração de Materiais Educacionais Digitais, que auxiliem na aprendizagem de alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), além de pesquisar os Materiais Educacionais Digitais (MED´s) para ajudar na aprendizagem de alunos com TDAH numa proposta psicopedagógica e expor os Objetos de Aprendizagem (OA) interativos que são adaptados para beneficiar as crianças com o transtorno estudado, gerando interesse pelas atividades escolares. Com base nas pesquisas percebeu-se que por meio dos Materiais Educacionais Digitais e dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, que são planejados para proporcionar a inclusão digital e social, constitui-se um espaço para a interação, desenvolvimento e reflexão pessoal. Dessa forma, os professores podem oferecer, nas salas de aulas, um aprendizado mais lúdico, atrativo, interativo e participativo, assim facilitando a ação da psicopedagogia, intervindo nas dificuldades de aprendizagem por meio de atividades lúdicas. Logo, a aplicação de diferentes mídias, numa natureza lúdica, criativa e interativa é fundamental e contribui para o processo de ensino-aprendizagem de alunos com TDAH."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Especial"
    "palavra_chave" => "DESIGN PEDAGÓGICO, TDAH, PSICOPEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA7_ID4386_01092015160138.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIA CALDEIRA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDINHA"
    "autor_email" => "claudinha.levita@gmail.co"
    "autor_ies" => "FURNE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Com o avanço do mundo digital e das novas tecnologias se percebe a necessidade em refletir sobre o processo educacional. Apresentamos a utilização de Materiais Educacionais Digitais (MED´s) acoplados ao Design Pedagógico (DP) como suporte para a aprendizagem de alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O estudo objetivou avaliar a importância do Design Pedagógico na elaboração de Materiais Educacionais Digitais, que auxiliem na aprendizagem de alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), além de pesquisar os Materiais Educacionais Digitais (MED´s) para ajudar na aprendizagem de alunos com TDAH numa proposta psicopedagógica e expor os Objetos de Aprendizagem (OA) interativos que são adaptados para beneficiar as crianças com o transtorno estudado, gerando interesse pelas atividades escolares. Com base nas pesquisas percebeu-se que por meio dos Materiais Educacionais Digitais e dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, que são planejados para proporcionar a inclusão digital e social, constitui-se um espaço para a interação, desenvolvimento e reflexão pessoal. Dessa forma, os professores podem oferecer, nas salas de aulas, um aprendizado mais lúdico, atrativo, interativo e participativo, assim facilitando a ação da psicopedagogia, intervindo nas dificuldades de aprendizagem por meio de atividades lúdicas. Logo, a aplicação de diferentes mídias, numa natureza lúdica, criativa e interativa é fundamental e contribui para o processo de ensino-aprendizagem de alunos com TDAH.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.