Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ANÁLISE DOS PROJETOS POLITICOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DESENVOLVIDOS PELA UFMA/ PARFOR.

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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O estudo de Cursos Especiais de Licenciatura em Pedagogia desenvolvidos pela UFMA/PARFOR integra uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Escola, Currículo, Formação e Trabalho Docente, do PPGE/UFMA. O estudo centrou- se nos cursos de Pedagogia oferecidos pelo PROFEBPAR/PARFOR. A pesquisa tem como objetivo compreender o Projeto Político Pedagógico (PPP) de Cursos Especiais de Licenciatura em Pedagogia. Os estudos fundamentaram- se em Ferreira(2013),Neto (2006), Ramalho, Nuñez e Gauthier (1997),Gatti (2011) entre outros. Trata- se de uma pesquisa qualitativa em que o PPP do curso em foco, foi estudado em confronto com o PPP do Curso regular de Pedagogia. O PARFOR foi lançado em 2009 com a finalidade de desenvolver cursos de licenciaturas direcionados à formação de professores das redes estaduais e municipais. São ministrado por instituições de ensino superior e constituem turmas especiais dos cursos regulares oferecidos por estas instituições. A Universidade Federal do Maranhão possui 18 pólos que desenvolvem cursos de primeira e segunda licenciatura. Em relação aos Currículos do Curso Especial e do Curso regular de Pedagogia constatamos que os cursos diferem em relação à disciplinas oferecidas, pois o curso especial apresenta 43 disciplinas básicas e 15 de aprofundamentos e o regular 44 disciplinas básicas e 31 de aprofundamentos. Nos dois está incluída a elaboração da monografia. Cabe ainda destacar que algumas disciplinas apresentam nomeclatura diferentes em cada curso. O prosseguimento dos estudos possibilitará a compreensão mais aprofundado sobre o assunto em pauta.

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