Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O FAZER PESQUISA EM POLÍTICA, GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL: FUNDAMENTOS, TRAJETÓRIAS E DESAFIOS

Palavra-chaves: POLÍTICA EDUCACIONAL, GESTÃO, AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Didática, Currículo e Política Educacional
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16443
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 970
    "inscrito_id" => 2610
    "titulo" => "O FAZER PESQUISA EM POLÍTICA, GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL: FUNDAMENTOS, TRAJETÓRIAS E DESAFIOS"
    "resumo" => "Neste artigo, resultado de pesquisa em desenvolvimento intitulada GESTÃO POR RESULTADO NA EDUCAÇÃO (GPR): a responsabilização e o regime de colaboração na promoção do direito a educação no Ceará (1995 – 2010), realizamos panorama metodológico das pesquisas em educação e em política educacional no Brasil. Neste sentido, revisitamos diferentes autores de política educacional e de metodologia da pesquisa em educação buscando contribuir com o debate em tela. Trazemos, inicialmente, a discussão sobre os fundamentos metodológicos que pautou a pesquisa em educação no século XX, com ênfase nos principais procedimentos adotados pelos pesquisadores a partir da década de oitenta. Neste ponto traçamos um paralelo com ações governamentais no Estado do Ceará no que diz respeito a educação e as políticas de avaliação do sistema educacional, foco do projeto de pesquisa em questão. Em seguida apresentamos o Estado da Arte dos temas mais pesquisados em educação e suas práticas metodológicas, sobretudo das pesquisas em: Política, Gestão e Avaliação educacional. Observamos que cada vez mais os estudos educacionais têm chamado atenção para o entrosamento entre as pesquisas, seus resultados e os sujeitos sociais afetados pelas políticas de Estado e que as metodologias qualitativas são quase que exclusivamente utilizadas nos trabalhos acadêmicos de pesquisa em educação e que cada vez mais aumenta a abordagem de casos específicos, sendo que poucos são os estudos, dentre os que pesquisamos, voltados para a política educacional no Nordeste."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "POLÍTICA EDUCACIONAL, GESTÃO, AVALIAÇÃO EDUCACIONAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID2610_21082015112754.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAUDIANO DA SILVA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "LAUDIANO SILVA"
    "autor_email" => "laudianopjmp@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNILAB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16443
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 970
    "inscrito_id" => 2610
    "titulo" => "O FAZER PESQUISA EM POLÍTICA, GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL: FUNDAMENTOS, TRAJETÓRIAS E DESAFIOS"
    "resumo" => "Neste artigo, resultado de pesquisa em desenvolvimento intitulada GESTÃO POR RESULTADO NA EDUCAÇÃO (GPR): a responsabilização e o regime de colaboração na promoção do direito a educação no Ceará (1995 – 2010), realizamos panorama metodológico das pesquisas em educação e em política educacional no Brasil. Neste sentido, revisitamos diferentes autores de política educacional e de metodologia da pesquisa em educação buscando contribuir com o debate em tela. Trazemos, inicialmente, a discussão sobre os fundamentos metodológicos que pautou a pesquisa em educação no século XX, com ênfase nos principais procedimentos adotados pelos pesquisadores a partir da década de oitenta. Neste ponto traçamos um paralelo com ações governamentais no Estado do Ceará no que diz respeito a educação e as políticas de avaliação do sistema educacional, foco do projeto de pesquisa em questão. Em seguida apresentamos o Estado da Arte dos temas mais pesquisados em educação e suas práticas metodológicas, sobretudo das pesquisas em: Política, Gestão e Avaliação educacional. Observamos que cada vez mais os estudos educacionais têm chamado atenção para o entrosamento entre as pesquisas, seus resultados e os sujeitos sociais afetados pelas políticas de Estado e que as metodologias qualitativas são quase que exclusivamente utilizadas nos trabalhos acadêmicos de pesquisa em educação e que cada vez mais aumenta a abordagem de casos específicos, sendo que poucos são os estudos, dentre os que pesquisamos, voltados para a política educacional no Nordeste."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "POLÍTICA EDUCACIONAL, GESTÃO, AVALIAÇÃO EDUCACIONAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID2610_21082015112754.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAUDIANO DA SILVA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "LAUDIANO SILVA"
    "autor_email" => "laudianopjmp@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNILAB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Neste artigo, resultado de pesquisa em desenvolvimento intitulada GESTÃO POR RESULTADO NA EDUCAÇÃO (GPR): a responsabilização e o regime de colaboração na promoção do direito a educação no Ceará (1995 – 2010), realizamos panorama metodológico das pesquisas em educação e em política educacional no Brasil. Neste sentido, revisitamos diferentes autores de política educacional e de metodologia da pesquisa em educação buscando contribuir com o debate em tela. Trazemos, inicialmente, a discussão sobre os fundamentos metodológicos que pautou a pesquisa em educação no século XX, com ênfase nos principais procedimentos adotados pelos pesquisadores a partir da década de oitenta. Neste ponto traçamos um paralelo com ações governamentais no Estado do Ceará no que diz respeito a educação e as políticas de avaliação do sistema educacional, foco do projeto de pesquisa em questão. Em seguida apresentamos o Estado da Arte dos temas mais pesquisados em educação e suas práticas metodológicas, sobretudo das pesquisas em: Política, Gestão e Avaliação educacional. Observamos que cada vez mais os estudos educacionais têm chamado atenção para o entrosamento entre as pesquisas, seus resultados e os sujeitos sociais afetados pelas políticas de Estado e que as metodologias qualitativas são quase que exclusivamente utilizadas nos trabalhos acadêmicos de pesquisa em educação e que cada vez mais aumenta a abordagem de casos específicos, sendo que poucos são os estudos, dentre os que pesquisamos, voltados para a política educacional no Nordeste.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.