OS MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTAS PARA AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO PRÉ-VESTIBULAR SOLIDÁRIO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16651 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1204 "inscrito_id" => 4275 "titulo" => "OS MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTAS PARA AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO PRÉ-VESTIBULAR SOLIDÁRIO" "resumo" => "O Pré-Vestibular Solidário (PVS) do Centro de Educação e Saúde (CES), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), permite aos discentes dos diferentes cursos de licenciatura oferecidos pela instituição a oportunidade de começar a exercer sua prática docente desde a graduação. O foco do programa é beneficiar, com aulas gratuitas, alunos carentes da rede púbica de ensino que irão prestar o ENEM. Objetivou-se trabalhar com a turma do PVS na disciplina de Biologia, sobre as formas de como se construir um mapa conceitual, explanando sua utilidade em sintetizar assuntos muito extensos e ajudando na organização das ideias já existentes sobre os assuntos abordados. O presente trabalho foi realizado com 10 alunos do PVS do CES - UFCG, durante o mês de agosto de 2015. Após ministrar todo o conteúdo sobre Zoologia, realizaram-se algumas aulas para explicar como se construir mapas conceituais. Em dado momento foi proposto que os próprios alunos elaborassem um exemplar, para consolidar na prática a parte expositiva vista por eles e, por fim, aplicou-se um questionário estruturado. Durante todas as etapas do processo de construção dos mapas conceituais, observou-se um grande interesse dos alunos do PVS em trabalhar com os mapas. Assim sendo, permite-se avaliar que foi de grande relevância levar para a sala de aula algo que motivasse os discentes a estudarem mais. Tais aspectos podem evidenciar que os educandos se sentiram motivados, e viram uma possibilidade de adquirir conhecimentos de forma mais interativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "FERRAMENTAS DIDÁTICAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, PRÉ-VESTIBULAR SOLIDÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID4275_02092015091508.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ JAILSON LIMA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ JAILSON" "autor_email" => "jaellimah2@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16651 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1204 "inscrito_id" => 4275 "titulo" => "OS MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTAS PARA AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO PRÉ-VESTIBULAR SOLIDÁRIO" "resumo" => "O Pré-Vestibular Solidário (PVS) do Centro de Educação e Saúde (CES), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), permite aos discentes dos diferentes cursos de licenciatura oferecidos pela instituição a oportunidade de começar a exercer sua prática docente desde a graduação. O foco do programa é beneficiar, com aulas gratuitas, alunos carentes da rede púbica de ensino que irão prestar o ENEM. Objetivou-se trabalhar com a turma do PVS na disciplina de Biologia, sobre as formas de como se construir um mapa conceitual, explanando sua utilidade em sintetizar assuntos muito extensos e ajudando na organização das ideias já existentes sobre os assuntos abordados. O presente trabalho foi realizado com 10 alunos do PVS do CES - UFCG, durante o mês de agosto de 2015. Após ministrar todo o conteúdo sobre Zoologia, realizaram-se algumas aulas para explicar como se construir mapas conceituais. Em dado momento foi proposto que os próprios alunos elaborassem um exemplar, para consolidar na prática a parte expositiva vista por eles e, por fim, aplicou-se um questionário estruturado. Durante todas as etapas do processo de construção dos mapas conceituais, observou-se um grande interesse dos alunos do PVS em trabalhar com os mapas. Assim sendo, permite-se avaliar que foi de grande relevância levar para a sala de aula algo que motivasse os discentes a estudarem mais. Tais aspectos podem evidenciar que os educandos se sentiram motivados, e viram uma possibilidade de adquirir conhecimentos de forma mais interativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "FERRAMENTAS DIDÁTICAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, PRÉ-VESTIBULAR SOLIDÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID4275_02092015091508.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ JAILSON LIMA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ JAILSON" "autor_email" => "jaellimah2@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }