Este trabalho é fruto de uma pesquisa no PIBIC/CNPq, cota 2014/2015 da UEPB sobre educação inclusiva desenvolvido na Escola Municipal Poeta Álvaro Guedes Pinheiro em Campina Grande – PB. O presente estudo objetivou analisar o cotidiano dos educadores da rede municipal de ensino de Campina Grande frente à educação inclusiva. Considerando o contexto atual, é inevitável o impacto indicador de grande desconforto dos professores quando se deparam com alunos com necessidades educacionais especiais em suas respectivas salas. Assim, julgamos de suma relevância a referida pesquisa como um espaço de discussão e participação desse processo de construção de uma sociedade inclusiva, gerando uma produção de conhecimento que venha favorecer a todos, como também o exercício da cidadania considerando o respeito do direito à acessibilidade e a diversidade. Na fundamentação teórica destacamos Sassaki (1997), enfatizando os quatros importantes sistemas sociais comuns que efetuaram mudanças fundamentais: as fases de exclusão, segregação institucional, integração e inclusão. A investigação foi desenvolvida se utilizando de uma abordagem quantiqualitativa, assumindo a forma de estudo de caso. Os procedimentos metodológicos de coleta foram: consultas às fontes bibliográficas, a observação participante, consultas às fontes secundárias e documentais e realização de entrevistas. A partir da análise dos dados coletados concluímos que a referida escola já tem buscado andar no contexto da inclusão, todavia, entende-se que esse processo é permeado de desafios que não se limitam apenas ao espaço da escola, mas também, ao conjunto de ações de cada órgão/setor responsáveis para colocar em prática o que se conquistou em leis.