Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VOZES E IMAGENS POÉTICAS: UMA EXPERIÊNCIA COM O CORDEL NO CEEIGEF

Palavra-chaves: LITERATURA, CORDEL, INCLUSÃO Pôster (PO) / Poster Submission Educação Especial
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O trabalho, aqui apresentado, foi desenvolvido em salas de aula de uma escola situada no alto sertão parabaino. Trata-se do CEEIGEF (Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira), um centro de trabalho inclusivo, dotado de salas mistas onde estudam alunos “normais” e alunos de várias deficiências. Optou-se pelo trabalho com a Literatura de cordel, apresentada fisicamente em papel barato, tamanho padrão em formato de inconfundíveis livrinhos. Eles constituem atrações em feiras, festivais de cultura popular. As atividades aconteceram entre os meses de abril e junho e trabalharam-se os seguintes textos: O Gostosão de Maria Godelivie, A casa que a fome mora, de Antonio Francisco e A morte de Nanã, de Antonio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré. Visando à aprimoração do gosto dos alunos pelo texto literário compreendido em sua diversidade, buscou-se “uma imersão no mundo da leitura e da escrita”; conhecer uma poesia com raízes nordestinas; envolver as crianças pelo aspecto lúdico que o gênero oferece. Para trabalhar o cordel em salas de aula mistas, ou seja, com alunos considerados normais e deficientes, adotaram-se os conceitos de letramento trabalhados por KLEIMANN, os pressupostos interacionistas Bakhtinianos e as teorias de Paulo Freire. Os alunos desenvolveram cartazes, revistinhas, encenações e vídeos. Para construir tal material, usamos tanto objetos convencionais quanto midiáticos. A produção foi fabulosa, mostrando, dessa forma, o envolvimento e o encantamento com esse tipo de literatura. Pode-se afirmar que experiência com o cordel vivenciada, no CEEIGEF, atingiu os objetivos a que nos propusemos alcançar.

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