Esse estudo teve como preocupação central conhecer a visão adotada pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio acerca das novas práticas adotadas em relação ao currículo e as políticas públicas nas escolas da rede estadual de ensino de Pernambuco quanto à preparação para o ingresso no mercado de trabalho, especialmente na região do Complexo Industrial de Suape em Pernambuco. Foi realizada uma nova leitura da realidade da educação dos diversos jovens, que buscam cada vez mais na escola alternativas para a sobrevivência, e - que infelizmente - não encontram. O estudo contou com a participação de 130 estudantes de duas escolas da região estudada. Foram aplicados questionários com questões de múltipla escolha para a construção os resultados. Em relação à metodologia fizemos uso da análise quantitativa com a utilização do Programa SPSS. A partir dos dados obtidos conseguimos como resultado que a escola não prepara adequadamente os estudantes para o ingresso e permanência no mercado de trabalho, e, que para que essa constatação possa ser modificada é preciso que haja um investimento maior na qualidade da educação para que essa de fato se torne prioridade, analisamos ainda, que mesmo com todos os avanços que estão ocorrendo no Brasil, com programas e leis de incentivo a educação básica e profissional, a sociedade exige mais investimentos na educação, e fazendo assim, com que os estudantes acreditem que só com a educação, se tornam sujeitos críticos e com oportunidades de ingresso e permanência no mercado.