Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRABALHO COM MAPAS E FORMAÇÃO DO LEITOR CONSCIENTE: RELATOS DO SUBPROJETO DE GEOGRAFIA PIBID/UEPB

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, CARTOGRAFIA ESCOLAR, LEITURA CRÍTICA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17000
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 869
    "inscrito_id" => 4235
    "titulo" => "TRABALHO COM MAPAS E FORMAÇÃO DO LEITOR CONSCIENTE: RELATOS DO SUBPROJETO DE GEOGRAFIA PIBID/UEPB"
    "resumo" => "O objetivo deste estudo é investigar de que maneira o professor de Geografia pode despertar nos alunos, a partir das intervenções e/ou colaborações em suas aulas, a realização de leituras críticas, através da correlação entre os mapas físicos e políticos do Brasil. Esta pesquisa foi desenvolvida por uma graduanda, um supervisor e a coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência da Universidade Estadual da Paraíba em uma escola pública da cidade de Campina Grande com uma turma de 2ºano do ensino médio. Os resultados apontam que ao final das intervenções os alunos demonstraram uma melhoria na participação das aulas, entretanto faz-se necessário dar continuidade a essa prática docente para que resultados ainda mais positivos possam ser obtidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, CARTOGRAFIA ESCOLAR, LEITURA CRÍTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID4235_17082015174301.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA FARIAS DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA BARROS"
    "autor_email" => "nataliafariasbarros@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17000
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 869
    "inscrito_id" => 4235
    "titulo" => "TRABALHO COM MAPAS E FORMAÇÃO DO LEITOR CONSCIENTE: RELATOS DO SUBPROJETO DE GEOGRAFIA PIBID/UEPB"
    "resumo" => "O objetivo deste estudo é investigar de que maneira o professor de Geografia pode despertar nos alunos, a partir das intervenções e/ou colaborações em suas aulas, a realização de leituras críticas, através da correlação entre os mapas físicos e políticos do Brasil. Esta pesquisa foi desenvolvida por uma graduanda, um supervisor e a coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência da Universidade Estadual da Paraíba em uma escola pública da cidade de Campina Grande com uma turma de 2ºano do ensino médio. Os resultados apontam que ao final das intervenções os alunos demonstraram uma melhoria na participação das aulas, entretanto faz-se necessário dar continuidade a essa prática docente para que resultados ainda mais positivos possam ser obtidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, CARTOGRAFIA ESCOLAR, LEITURA CRÍTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID4235_17082015174301.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA FARIAS DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA BARROS"
    "autor_email" => "nataliafariasbarros@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar de que maneira o professor de Geografia pode despertar nos alunos, a partir das intervenções e/ou colaborações em suas aulas, a realização de leituras críticas, através da correlação entre os mapas físicos e políticos do Brasil. Esta pesquisa foi desenvolvida por uma graduanda, um supervisor e a coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência da Universidade Estadual da Paraíba em uma escola pública da cidade de Campina Grande com uma turma de 2ºano do ensino médio. Os resultados apontam que ao final das intervenções os alunos demonstraram uma melhoria na participação das aulas, entretanto faz-se necessário dar continuidade a essa prática docente para que resultados ainda mais positivos possam ser obtidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.