JOGO “PERFIL HISTÓRICO”: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS PROMOTORAS DO APRENDIZADO NO ENSINO DE HISTÓRIA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16211 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1723 "inscrito_id" => 3506 "titulo" => "JOGO “PERFIL HISTÓRICO”: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS PROMOTORAS DO APRENDIZADO NO ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "Para que ocorra o interesse e empenho por conteúdos afastados no tempo e no espaço, o ensino de História necessita articular-se com as demandas do presente e não resumir-se a um livro didático. Nesse sentido, destaca-se o jogo pedagógico como uma linguagem que tende a despertar o interesse do aluno, o qual busca ganhar o jogo, se esforçando por entender o mecanismo do mesmo e acaba por compreender o conteúdo e se apropriar do conhecimento de forma divertida. Dessa forma, o que se propõe é diversificar a ação pedagógica e não substituir as já existentes, tampouco colocar o jogo como uma “receita milagrosa” ou como única ferramenta que gere melhores resultados do que outras utilizadas no ambiente escolar. Dito isto, por meio deste trabalho, intenta-se evidenciar as vantagens do uso dos jogos como recurso didático que gera competências necessárias para difundir o aprendizado, a partir da aplicação de um jogo pedagógico. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os jogos, notadamente enquanto recurso didático no processo de ensino-aprendizagem de História. Feito isto, realizou-se uma relação das contribuições teóricas com a aplicação do jogo pedagógico “Perfil Histórico” junto a discentes, em sala de aula, destacando as vantagens de sua utilização, pelo professor, enquanto recurso didático. O jogo “Perfil Histórico” mostrou-se como um excelente recurso auxiliar/complementar no ensino de História, pois desenvolveu habilidades importantes para o aprendizado, gerando a compreensão de assuntos históricos por parte dos discentes de forma descontraída, prazerosa e estimulante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "História da Educação" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA, RECURSO DIDÁTICO, JOGO PEDAGÓGICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA1_ID3506_08092015085742.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TISSIANE EMANUELLA ALBUQUERQUE GOMES" "autor_nome_curto" => "TISSIANE GOMES" "autor_email" => "tissiane_emanu@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16211 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1723 "inscrito_id" => 3506 "titulo" => "JOGO “PERFIL HISTÓRICO”: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS PROMOTORAS DO APRENDIZADO NO ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "Para que ocorra o interesse e empenho por conteúdos afastados no tempo e no espaço, o ensino de História necessita articular-se com as demandas do presente e não resumir-se a um livro didático. Nesse sentido, destaca-se o jogo pedagógico como uma linguagem que tende a despertar o interesse do aluno, o qual busca ganhar o jogo, se esforçando por entender o mecanismo do mesmo e acaba por compreender o conteúdo e se apropriar do conhecimento de forma divertida. Dessa forma, o que se propõe é diversificar a ação pedagógica e não substituir as já existentes, tampouco colocar o jogo como uma “receita milagrosa” ou como única ferramenta que gere melhores resultados do que outras utilizadas no ambiente escolar. Dito isto, por meio deste trabalho, intenta-se evidenciar as vantagens do uso dos jogos como recurso didático que gera competências necessárias para difundir o aprendizado, a partir da aplicação de um jogo pedagógico. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os jogos, notadamente enquanto recurso didático no processo de ensino-aprendizagem de História. Feito isto, realizou-se uma relação das contribuições teóricas com a aplicação do jogo pedagógico “Perfil Histórico” junto a discentes, em sala de aula, destacando as vantagens de sua utilização, pelo professor, enquanto recurso didático. O jogo “Perfil Histórico” mostrou-se como um excelente recurso auxiliar/complementar no ensino de História, pois desenvolveu habilidades importantes para o aprendizado, gerando a compreensão de assuntos históricos por parte dos discentes de forma descontraída, prazerosa e estimulante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "História da Educação" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA, RECURSO DIDÁTICO, JOGO PEDAGÓGICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA1_ID3506_08092015085742.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TISSIANE EMANUELLA ALBUQUERQUE GOMES" "autor_nome_curto" => "TISSIANE GOMES" "autor_email" => "tissiane_emanu@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }