UM OLHAR PARA O CONTEXTO SOCIOCULTURAL E POLÍTICO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA DO CURSO PROCAMPO - URCA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17028 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1858 "inscrito_id" => 944 "titulo" => "UM OLHAR PARA O CONTEXTO SOCIOCULTURAL E POLÍTICO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA DO CURSO PROCAMPO - URCA" "resumo" => "A matemática e a educação matemática foram ganhando espaço ao serem vista como práticas socioculturais que atendem a cerca das necessidades sociais e políticas. No entanto, são inúmeras discussões e pesquisas no intuito de investigar a relação entre a cultura da matemática escolar, a cultura matemática que o aluno traz para a escola e a cultura matemática produzida pelos trabalhadores. O ensino de matemática que se fundamentava por repetição e a memorização de conteúdos e exercícios numa perspectiva de ensino mecânico, surge uma nova orientação para a aprendizagem focada na realidade do educando. Nessa perspectiva direcionamos nossa pesquisa à Educação do Campo que se diz um processo histórico que vem sendo construído a partir de movimentos sociais, propiciados pela pedagogia da alternância funcionando como um lócus de aprendizagem para os educandos. Desta forma, elegemos como objeto de nossa reflexão o processo sociocultural do ensino-aprendizagem da matemática num olhar de educação do campo percebida num ambiente da Universidade Regional do Cariri – URCA, focada em analisar a atuação e contribuição dos educadores na sua práxis pedagógica, observando o saber/fazer matemático numa dimensão que respondam as necessidades cotidianas de lidar matematicamente com o mundo. O foco principal deste artigo é proporcionar discussões sobre processo de ensino-aprendizagem da matemática à luz do contexto sociocultural e político do curso Procampo-Urca, no intuito de investigar o ensino da matemática pautada pela transformação da realidade social, bem como pela contextualização do conhecimento matemático" "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ENSINO, EDUCANDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA8_ID944_08092015142852.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RÔMULO TONYATHY DA SILVA MANGUEIRA" "autor_nome_curto" => "RÔMULO TONYATHY" "autor_email" => "tonyathy@hotmail.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17028 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1858 "inscrito_id" => 944 "titulo" => "UM OLHAR PARA O CONTEXTO SOCIOCULTURAL E POLÍTICO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA DO CURSO PROCAMPO - URCA" "resumo" => "A matemática e a educação matemática foram ganhando espaço ao serem vista como práticas socioculturais que atendem a cerca das necessidades sociais e políticas. No entanto, são inúmeras discussões e pesquisas no intuito de investigar a relação entre a cultura da matemática escolar, a cultura matemática que o aluno traz para a escola e a cultura matemática produzida pelos trabalhadores. O ensino de matemática que se fundamentava por repetição e a memorização de conteúdos e exercícios numa perspectiva de ensino mecânico, surge uma nova orientação para a aprendizagem focada na realidade do educando. Nessa perspectiva direcionamos nossa pesquisa à Educação do Campo que se diz um processo histórico que vem sendo construído a partir de movimentos sociais, propiciados pela pedagogia da alternância funcionando como um lócus de aprendizagem para os educandos. Desta forma, elegemos como objeto de nossa reflexão o processo sociocultural do ensino-aprendizagem da matemática num olhar de educação do campo percebida num ambiente da Universidade Regional do Cariri – URCA, focada em analisar a atuação e contribuição dos educadores na sua práxis pedagógica, observando o saber/fazer matemático numa dimensão que respondam as necessidades cotidianas de lidar matematicamente com o mundo. O foco principal deste artigo é proporcionar discussões sobre processo de ensino-aprendizagem da matemática à luz do contexto sociocultural e político do curso Procampo-Urca, no intuito de investigar o ensino da matemática pautada pela transformação da realidade social, bem como pela contextualização do conhecimento matemático" "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ENSINO, EDUCANDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA8_ID944_08092015142852.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RÔMULO TONYATHY DA SILVA MANGUEIRA" "autor_nome_curto" => "RÔMULO TONYATHY" "autor_email" => "tonyathy@hotmail.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }