Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TERMOQUIZ: UM JOGO PARA O ENSINO DE TERMOQUÍMICA

Palavra-chaves: JOGO LÚDICO, TERMOQUIZ, TERMOQUÍMICA Pôster (PO) / Poster Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16986
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1378
    "inscrito_id" => 7759
    "titulo" => "TERMOQUIZ: UM JOGO PARA O ENSINO DE TERMOQUÍMICA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por finalidade abordar o conteúdo de “Termoquímica”, promovendo uma aula de Química diferenciada por meio da elaboração de um jogo para auxiliar no processo ensino-aprendizagem e despertar o interesse dos alunos pelo conteúdo. Nesse sentido, os alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), do subprojeto de Química, do Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí, elaboraram um material didático, intitulado TermoQuiz. Neste jogo, os alunos se dividem em dois grupos e disputam um Quiz (Imagens & Perguntas) a respeito do conteúdo de Termoquímica. O jogo foi aplicado a 29 alunos de duas turmas da 2ª série do Ensino Médio, do Colégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha, em Pires do Rio – Goiás. O TermoQuiz é composto por 32 questões, contendo algumas imagens, sendo as respostas de múltipla escolha, com três alternativas cada. Tanto as questões, como as respostas foram projetadas por um datashow, para que todos os participantes pudessem visualizar e interpretar melhor as perguntas. As questões foram discutidas e organizadas juntamente com o professor supervisor do Pibid-Química, sendo este, o mesmo professor da disciplina Química, com a finalidade de relacionar o jogo com o conteúdo abordado em sala de aula. A partir disso, a atividade foi desenvolvida por ser uma ferramenta de ensino que motiva os alunos e propicia uma maior interatividade aluno-aluno e aluno-professor. Com base nos resultados obtidos, pode-se afirmar a importância da utilização de atividades lúdicas no ensino de Química, devido à influência que os mesmos exercem frente aos alunos, por se tratar de um método alternativo que contextualiza o conteúdo estudado, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais fácil e dinâmico. Assim, verificou-se que o jogo “TermoQuiz” foi considerado uma boa alternativa para ensinar o conteúdo “Termoquímica” com ludicidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "JOGO LÚDICO, TERMOQUIZ, TERMOQUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID7759_05092015154915.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOCELINE MARIA DA COSTA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "JOCELINE SOARES"
    "autor_email" => "jocelinecostasoares@hotma"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CÂMPUS URUTAÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16986
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1378
    "inscrito_id" => 7759
    "titulo" => "TERMOQUIZ: UM JOGO PARA O ENSINO DE TERMOQUÍMICA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por finalidade abordar o conteúdo de “Termoquímica”, promovendo uma aula de Química diferenciada por meio da elaboração de um jogo para auxiliar no processo ensino-aprendizagem e despertar o interesse dos alunos pelo conteúdo. Nesse sentido, os alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), do subprojeto de Química, do Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí, elaboraram um material didático, intitulado TermoQuiz. Neste jogo, os alunos se dividem em dois grupos e disputam um Quiz (Imagens & Perguntas) a respeito do conteúdo de Termoquímica. O jogo foi aplicado a 29 alunos de duas turmas da 2ª série do Ensino Médio, do Colégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha, em Pires do Rio – Goiás. O TermoQuiz é composto por 32 questões, contendo algumas imagens, sendo as respostas de múltipla escolha, com três alternativas cada. Tanto as questões, como as respostas foram projetadas por um datashow, para que todos os participantes pudessem visualizar e interpretar melhor as perguntas. As questões foram discutidas e organizadas juntamente com o professor supervisor do Pibid-Química, sendo este, o mesmo professor da disciplina Química, com a finalidade de relacionar o jogo com o conteúdo abordado em sala de aula. A partir disso, a atividade foi desenvolvida por ser uma ferramenta de ensino que motiva os alunos e propicia uma maior interatividade aluno-aluno e aluno-professor. Com base nos resultados obtidos, pode-se afirmar a importância da utilização de atividades lúdicas no ensino de Química, devido à influência que os mesmos exercem frente aos alunos, por se tratar de um método alternativo que contextualiza o conteúdo estudado, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais fácil e dinâmico. Assim, verificou-se que o jogo “TermoQuiz” foi considerado uma boa alternativa para ensinar o conteúdo “Termoquímica” com ludicidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "JOGO LÚDICO, TERMOQUIZ, TERMOQUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID7759_05092015154915.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOCELINE MARIA DA COSTA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "JOCELINE SOARES"
    "autor_email" => "jocelinecostasoares@hotma"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CÂMPUS URUTAÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade abordar o conteúdo de “Termoquímica”, promovendo uma aula de Química diferenciada por meio da elaboração de um jogo para auxiliar no processo ensino-aprendizagem e despertar o interesse dos alunos pelo conteúdo. Nesse sentido, os alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), do subprojeto de Química, do Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí, elaboraram um material didático, intitulado TermoQuiz. Neste jogo, os alunos se dividem em dois grupos e disputam um Quiz (Imagens & Perguntas) a respeito do conteúdo de Termoquímica. O jogo foi aplicado a 29 alunos de duas turmas da 2ª série do Ensino Médio, do Colégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha, em Pires do Rio – Goiás. O TermoQuiz é composto por 32 questões, contendo algumas imagens, sendo as respostas de múltipla escolha, com três alternativas cada. Tanto as questões, como as respostas foram projetadas por um datashow, para que todos os participantes pudessem visualizar e interpretar melhor as perguntas. As questões foram discutidas e organizadas juntamente com o professor supervisor do Pibid-Química, sendo este, o mesmo professor da disciplina Química, com a finalidade de relacionar o jogo com o conteúdo abordado em sala de aula. A partir disso, a atividade foi desenvolvida por ser uma ferramenta de ensino que motiva os alunos e propicia uma maior interatividade aluno-aluno e aluno-professor. Com base nos resultados obtidos, pode-se afirmar a importância da utilização de atividades lúdicas no ensino de Química, devido à influência que os mesmos exercem frente aos alunos, por se tratar de um método alternativo que contextualiza o conteúdo estudado, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais fácil e dinâmico. Assim, verificou-se que o jogo “TermoQuiz” foi considerado uma boa alternativa para ensinar o conteúdo “Termoquímica” com ludicidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.