Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EXPLICAÇÃO NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENTENDIMENTO DOS ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: EXPLICAÇÃO, PRÁTICA DISCURSIVA, ENSINO DE CIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15137
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 991
    "inscrito_id" => 4848
    "titulo" => "A EXPLICAÇÃO NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENTENDIMENTO DOS ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Resumo: O presente artigo compõe-se de uma breve abordagem acerca da explicação no ensino de Ciências na concepção dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. A explicação, como prática discursiva em sala de aula, envolve a forma, tanto quanto o professor se utiliza da linguagem científica ao trabalhar o conteúdo, bem como sua habilidade em trabalhar os conceitos científicos com os estudantes. Nessa perspectiva, o ato de explicar requer dos professores a responsabilidade de sistematizar os conceitos científicos e as formas de organização e significação desse conhecimento. Este estudo foi realizado em salas de aula do 6º ano do Ensino Fundamental de Ensino de Ciências, de duas escolas, sendo uma da rede privada de ensino, no município de Jaboatão dos Guararapes e outra, da rede pública do município de Garanhuns, ambas do Estado de Pernambuco.  Foi utilizado como instrumentos de coleta de dados a videogravação da aula de Ciências e entrevista semiestruturada com díades de estudantes de cada turma, respectivamente. Como conclusão, após as análises diremos que o conceito de explicação dos alunos, ou melhor, a forma que a professora explica para eles, coincidentemente, encontra-se atrelada ao conceito de explicação das professoras. Enquanto para elas explicar é tornar acessível o conhecimento científico para os alunos, para esses, isso acontece através “do seu jeito de expressar”, “dos desenhos”, “das perguntas e respostas”, “do detalhamento”, “dos exercícios”, “dos jogos”."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EXPLICAÇÃO, PRÁTICA DISCURSIVA, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID4848_22082015205047.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRTES RIBEIRO DE LIRA"
    "autor_nome_curto" => "MIRTES LIRA"
    "autor_email" => "mirtes.lira@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15137
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 991
    "inscrito_id" => 4848
    "titulo" => "A EXPLICAÇÃO NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENTENDIMENTO DOS ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Resumo: O presente artigo compõe-se de uma breve abordagem acerca da explicação no ensino de Ciências na concepção dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. A explicação, como prática discursiva em sala de aula, envolve a forma, tanto quanto o professor se utiliza da linguagem científica ao trabalhar o conteúdo, bem como sua habilidade em trabalhar os conceitos científicos com os estudantes. Nessa perspectiva, o ato de explicar requer dos professores a responsabilidade de sistematizar os conceitos científicos e as formas de organização e significação desse conhecimento. Este estudo foi realizado em salas de aula do 6º ano do Ensino Fundamental de Ensino de Ciências, de duas escolas, sendo uma da rede privada de ensino, no município de Jaboatão dos Guararapes e outra, da rede pública do município de Garanhuns, ambas do Estado de Pernambuco.  Foi utilizado como instrumentos de coleta de dados a videogravação da aula de Ciências e entrevista semiestruturada com díades de estudantes de cada turma, respectivamente. Como conclusão, após as análises diremos que o conceito de explicação dos alunos, ou melhor, a forma que a professora explica para eles, coincidentemente, encontra-se atrelada ao conceito de explicação das professoras. Enquanto para elas explicar é tornar acessível o conhecimento científico para os alunos, para esses, isso acontece através “do seu jeito de expressar”, “dos desenhos”, “das perguntas e respostas”, “do detalhamento”, “dos exercícios”, “dos jogos”."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EXPLICAÇÃO, PRÁTICA DISCURSIVA, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID4848_22082015205047.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRTES RIBEIRO DE LIRA"
    "autor_nome_curto" => "MIRTES LIRA"
    "autor_email" => "mirtes.lira@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Resumo: O presente artigo compõe-se de uma breve abordagem acerca da explicação no ensino de Ciências na concepção dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. A explicação, como prática discursiva em sala de aula, envolve a forma, tanto quanto o professor se utiliza da linguagem científica ao trabalhar o conteúdo, bem como sua habilidade em trabalhar os conceitos científicos com os estudantes. Nessa perspectiva, o ato de explicar requer dos professores a responsabilidade de sistematizar os conceitos científicos e as formas de organização e significação desse conhecimento. Este estudo foi realizado em salas de aula do 6º ano do Ensino Fundamental de Ensino de Ciências, de duas escolas, sendo uma da rede privada de ensino, no município de Jaboatão dos Guararapes e outra, da rede pública do município de Garanhuns, ambas do Estado de Pernambuco. Foi utilizado como instrumentos de coleta de dados a videogravação da aula de Ciências e entrevista semiestruturada com díades de estudantes de cada turma, respectivamente. Como conclusão, após as análises diremos que o conceito de explicação dos alunos, ou melhor, a forma que a professora explica para eles, coincidentemente, encontra-se atrelada ao conceito de explicação das professoras. Enquanto para elas explicar é tornar acessível o conhecimento científico para os alunos, para esses, isso acontece através “do seu jeito de expressar”, “dos desenhos”, “das perguntas e respostas”, “do detalhamento”, “dos exercícios”, “dos jogos”.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.