Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEXUALIDADE NA ESCOLA – O OLHAR DA GESTÃO ESCOLAR NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DE LAGOA DE DENTRO- PB

Palavra-chaves: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, SEXUALIDADE Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Gênero, Sexualidade e Educação
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A sexualidade é um aspecto da aprendizagem que exige cautela e conhecimento. Para tanto é necessário um olhar atencioso e crítico para lidar com assunto na escola. Por isso a pessoa do(a) gestor(a) escolar configura uma peça indispensável para a exposição do assunto na escola. Assim é necessário que este(a) profissional seja capacitado para assumir tal cargo. E parte dessa capacitação advém da formação profissional oferecida palas faculdades e eventos de formação continuada segundo orienta a legislação brasileira educacional. A gestão democrática, é uma pauta que deve criar espaços para desenvolver ações educativas na escola e isso faz parte do papel do(a) gestor(a) escolar. Por se perceber uma ausência da temática da sexualidade na escola é que se faz indispensável mais formação para os(as) profissionais que estão lidando com um público tão ansioso de informação quando o assunto é sexualidade. Daí a inclusão da temática nos Planos de Educação em vigor nessa próxima década. Integrando os Temas Transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, lançados em 1998, a Orientação Sexual é um assunto que desperta a curiosidade de todos os sujeitos envolvidos no processo educacional. No entanto, há profissionais que não se sentem seguros para debater o assunto em sala de aula com seus/suas alunos(as) e/ou com os colegas de trabalho acarretando uma ausência do programa no currículo da escola.

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