Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INVESTIGANDO O ENSINO MÉDIO E REFLETINDO SOBRE A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA: AÇÕES DO PROLICEN EM MATEMÁTICA

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, TECNOLOGIAS, GEOGEBRA, ENSINO MÉDIO Pôster (PO) / Poster Submission Educação Matemática
0 of 0
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16199 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2007 "inscrito_id" => 5835 "titulo" => "INVESTIGANDO O ENSINO MÉDIO E REFLETINDO SOBRE A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA: AÇÕES DO PROLICEN EM MATEMÁTICA" "resumo" => "Este artigo apresenta resultados do Projeto acadêmico Informática Educativa na Escola: utilização do Geogebra no desenvolvimento de conteúdos matemáticos do Ensino Médio do Prolicen/2015 desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba - UFPB no curso de Licenciatura em Matemática. Tem por objetivo apresentar o diagnóstico realizado em uma escola pública de Ensino Médio da cidade de Itapororoca sobre o uso de tecnologias e softwares educacionais no ensino de Matemática envolvendo alunos, professores e gestão escolar. A coleta de informações deu-se por meio de entrevistas onde foram aplicados questionários direcionados aos professores de matemática e aos alunos do Ensino Médio e também à direção da escola. As entrevistas revelaram que os desafios para trabalhar com tecnologias envolvem a estrutura do laboratório de informática da escola e o professor de Matemática que não incorpora as tecnologias que conhece e utiliza em seu cotidiano na sala de aula. Acreditamos, enquanto professora de Matemática em formação que as novas tecnologias devem integrar o cotidiano escolar e que as ações planejadas como com o software de geometria dinâmica Geogebra, por exemplo, podem colaborar no processo de ensino e aprendizagem de Matemática e motivar os alunos ao seu estudo.Este artigo apresenta resultados do Projeto acadêmico Informática Educativa na Escola: utilização do Geogebra no desenvolvimento de conteúdos matemáticos do Ens" "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, TECNOLOGIAS, GEOGEBRA, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA8_ID5835_08092015174901.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISSANDRA DE CAMPOS VIEGAS" "autor_nome_curto" => "ELISSANDRA" "autor_email" => "viegas.elissandra@hotmail" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16199 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2007 "inscrito_id" => 5835 "titulo" => "INVESTIGANDO O ENSINO MÉDIO E REFLETINDO SOBRE A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA: AÇÕES DO PROLICEN EM MATEMÁTICA" "resumo" => "Este artigo apresenta resultados do Projeto acadêmico Informática Educativa na Escola: utilização do Geogebra no desenvolvimento de conteúdos matemáticos do Ensino Médio do Prolicen/2015 desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba - UFPB no curso de Licenciatura em Matemática. Tem por objetivo apresentar o diagnóstico realizado em uma escola pública de Ensino Médio da cidade de Itapororoca sobre o uso de tecnologias e softwares educacionais no ensino de Matemática envolvendo alunos, professores e gestão escolar. A coleta de informações deu-se por meio de entrevistas onde foram aplicados questionários direcionados aos professores de matemática e aos alunos do Ensino Médio e também à direção da escola. As entrevistas revelaram que os desafios para trabalhar com tecnologias envolvem a estrutura do laboratório de informática da escola e o professor de Matemática que não incorpora as tecnologias que conhece e utiliza em seu cotidiano na sala de aula. Acreditamos, enquanto professora de Matemática em formação que as novas tecnologias devem integrar o cotidiano escolar e que as ações planejadas como com o software de geometria dinâmica Geogebra, por exemplo, podem colaborar no processo de ensino e aprendizagem de Matemática e motivar os alunos ao seu estudo.Este artigo apresenta resultados do Projeto acadêmico Informática Educativa na Escola: utilização do Geogebra no desenvolvimento de conteúdos matemáticos do Ens" "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, TECNOLOGIAS, GEOGEBRA, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA8_ID5835_08092015174901.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISSANDRA DE CAMPOS VIEGAS" "autor_nome_curto" => "ELISSANDRA" "autor_email" => "viegas.elissandra@hotmail" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este artigo apresenta resultados do Projeto acadêmico Informática Educativa na Escola: utilização do Geogebra no desenvolvimento de conteúdos matemáticos do Ensino Médio do Prolicen/2015 desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba - UFPB no curso de Licenciatura em Matemática. Tem por objetivo apresentar o diagnóstico realizado em uma escola pública de Ensino Médio da cidade de Itapororoca sobre o uso de tecnologias e softwares educacionais no ensino de Matemática envolvendo alunos, professores e gestão escolar. A coleta de informações deu-se por meio de entrevistas onde foram aplicados questionários direcionados aos professores de matemática e aos alunos do Ensino Médio e também à direção da escola. As entrevistas revelaram que os desafios para trabalhar com tecnologias envolvem a estrutura do laboratório de informática da escola e o professor de Matemática que não incorpora as tecnologias que conhece e utiliza em seu cotidiano na sala de aula. Acreditamos, enquanto professora de Matemática em formação que as novas tecnologias devem integrar o cotidiano escolar e que as ações planejadas como com o software de geometria dinâmica Geogebra, por exemplo, podem colaborar no processo de ensino e aprendizagem de Matemática e motivar os alunos ao seu estudo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.