Mesmo com o avançar na busca de novas alternativas para o processo de ensino e aprendizagem no âmbito nacional, ainda é marcante a pedagogia “bancária”. Nela, as relações entre educador e educando são verticais, cabendo aos educandos apenas a passividade em sala de aula. Logo, se faz necessário repensar essa educação vertical e buscar estratégias que possam envolver tanto os professores quantos os alunos no processo de ensino e aprendizagem, incentivando assim o compartilhamento de novos saberes e o empoderamento dos atores envolvidos nesse processo educativo. Sendo assim, objetivou-se com este trabalho descrever a experiência em produzir tecnologias educacionais para o processo de ensino e aprendizagem dos profissionais da saúde. Trata-se de um relato de experiência das atividades realizadas pelo Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde (LATICS), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o qual está atrelado ao projeto de extensão “Tecnologia de informação em saúde: preparando o profissional do amanhã”. O material produzido pelo LATICS configura-se em três grandes vertentes: textos acadêmicos; videoaulas e jogos educativos presenciais e online que envolvem as disciplinas de bioquímica, saúde coletiva e gerenciamento. Os mesmos são produzidos após pesquisa prévia com os estudantes da UFCG, onde são investigadas as maiores necessidades e deficiências das temáticas abordadas em sala de aula.