Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TEORIAS DA APRENDIZAGEM: OS PRINCIPAIS CONCEITOS E A RELAÇÃO COM O CONTEXTO ESCOLAR

Palavra-chaves: TEORIA DA APRENDIZAGEM, CONCEITOS, CONTEXTO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Didática, Currículo e Política Educacional
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16982
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1139
    "inscrito_id" => 7441
    "titulo" => "TEORIAS DA APRENDIZAGEM: OS PRINCIPAIS CONCEITOS E A RELAÇÃO COM O CONTEXTO ESCOLAR"
    "resumo" => "O processo de Aprendizagem tem sido muito discutido, principalmente na vida escolar, e analisado ao longo da história de vida dos sujeitos. Nesse sentido, vêm merecendo destaque as discussões e pesquisas sobre as formas e os problemas da aprendizagem entre os profissionais das diversas áreas a fim de discutir o que é, como se dá, como compreender esse processo e suas particularidades. O objetivo desse trabalho é relacionar os principais conceitos das teorias da aprendizagem com o contexto escolar. Como método de procedimento se utilizará o método bibliográfico e método dedutivo, por meio da qual se fará uso de discussões teóricas por meio de livros, artigos e periódicos.  A escola, enquanto instituição formadora deveria oferecer ao aluno a possibilidade de aprender de maneira autônoma, através de tentativas pessoais, mas preservando-se o princípio da cooperação, tanto entre alunos, como entre aluno e professor. Segundo Piaget, a escola deveria começar ensinando o aluno a observar e a relacionar o conteúdo com as experiências reais, assim o ensino deve priorizar as experiências reais do sujeito, enquanto um ser inserido em um contexto social, onde o professor tem o papel de orientar para que os objetos sejam explorados pelos alunos. Em face ao exposto, pode-se dizer que considerar as abordagens e formas de ensinar, de considerar o sujeito, o mundo, a sociedade, a escola, a educação, a escola, o professor, o aluno, a metodologia de ensino e as formas de avaliação, são importantes tanto para o desenvolvimento como para o processo ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "TEORIA DA APRENDIZAGEM, CONCEITOS, CONTEXTO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID7441_30082015201703.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERÔNICA GOMES ANACLETO"
    "autor_nome_curto" => "VERÔNICA ANACLET"
    "autor_email" => "vganacleto@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16982
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1139
    "inscrito_id" => 7441
    "titulo" => "TEORIAS DA APRENDIZAGEM: OS PRINCIPAIS CONCEITOS E A RELAÇÃO COM O CONTEXTO ESCOLAR"
    "resumo" => "O processo de Aprendizagem tem sido muito discutido, principalmente na vida escolar, e analisado ao longo da história de vida dos sujeitos. Nesse sentido, vêm merecendo destaque as discussões e pesquisas sobre as formas e os problemas da aprendizagem entre os profissionais das diversas áreas a fim de discutir o que é, como se dá, como compreender esse processo e suas particularidades. O objetivo desse trabalho é relacionar os principais conceitos das teorias da aprendizagem com o contexto escolar. Como método de procedimento se utilizará o método bibliográfico e método dedutivo, por meio da qual se fará uso de discussões teóricas por meio de livros, artigos e periódicos.  A escola, enquanto instituição formadora deveria oferecer ao aluno a possibilidade de aprender de maneira autônoma, através de tentativas pessoais, mas preservando-se o princípio da cooperação, tanto entre alunos, como entre aluno e professor. Segundo Piaget, a escola deveria começar ensinando o aluno a observar e a relacionar o conteúdo com as experiências reais, assim o ensino deve priorizar as experiências reais do sujeito, enquanto um ser inserido em um contexto social, onde o professor tem o papel de orientar para que os objetos sejam explorados pelos alunos. Em face ao exposto, pode-se dizer que considerar as abordagens e formas de ensinar, de considerar o sujeito, o mundo, a sociedade, a escola, a educação, a escola, o professor, o aluno, a metodologia de ensino e as formas de avaliação, são importantes tanto para o desenvolvimento como para o processo ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "TEORIA DA APRENDIZAGEM, CONCEITOS, CONTEXTO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID7441_30082015201703.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERÔNICA GOMES ANACLETO"
    "autor_nome_curto" => "VERÔNICA ANACLET"
    "autor_email" => "vganacleto@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O processo de Aprendizagem tem sido muito discutido, principalmente na vida escolar, e analisado ao longo da história de vida dos sujeitos. Nesse sentido, vêm merecendo destaque as discussões e pesquisas sobre as formas e os problemas da aprendizagem entre os profissionais das diversas áreas a fim de discutir o que é, como se dá, como compreender esse processo e suas particularidades. O objetivo desse trabalho é relacionar os principais conceitos das teorias da aprendizagem com o contexto escolar. Como método de procedimento se utilizará o método bibliográfico e método dedutivo, por meio da qual se fará uso de discussões teóricas por meio de livros, artigos e periódicos. A escola, enquanto instituição formadora deveria oferecer ao aluno a possibilidade de aprender de maneira autônoma, através de tentativas pessoais, mas preservando-se o princípio da cooperação, tanto entre alunos, como entre aluno e professor. Segundo Piaget, a escola deveria começar ensinando o aluno a observar e a relacionar o conteúdo com as experiências reais, assim o ensino deve priorizar as experiências reais do sujeito, enquanto um ser inserido em um contexto social, onde o professor tem o papel de orientar para que os objetos sejam explorados pelos alunos. Em face ao exposto, pode-se dizer que considerar as abordagens e formas de ensinar, de considerar o sujeito, o mundo, a sociedade, a escola, a educação, a escola, o professor, o aluno, a metodologia de ensino e as formas de avaliação, são importantes tanto para o desenvolvimento como para o processo ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.