Este presente trabalho procura avaliar, a temática do conteúdo didático relacionado à cultura indígena no ensino médio, a partir de um estudo caso realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Elpidio de Almeida (PRATA). Este trabalho é a uma pesquisa conjunta ao projeto PIBID/Sociologia, que propõe uma avaliação dinâmica na maneira de pensar e executar o conteúdo na sala de aula. O objetivo geral é trabalhar juntamente com toda comunidade acadêmica desde professores, orientadores pedagógicos até os alunos para, observar e discutir qual a visão atual dos alunos para com a cultura indígena no Brasil e verificar se o conhecimento produzido dentro e fora da sala de aula é suficiente ou não para uma abordagem real e personificada da cultura indígena entre os alunos. A escola Dr. Elpidio de Almeida fica localizada na cidade de Campina Grande - PB. Para este estudo utilizamos uma abordagem qualitativa, onde por meio das experiências proporcionadas pelos PIBID/ Sociologia, e de leitura bibliográfica ao livro didático podemos entender de que forma o livro aborda a temática indígena e como os professores tratam esse assunto. Buscamos contribuir para melhorar a dinamicidade das aulas e propor uma reavaliação do conteúdo proposto sobre a cultura indígena no Brasil, desmistificando o etnocentrismo muitas das vezes sofrido pela cultura indígena, seja dentro ou fora da sala de aula.