Este estudo tem como objetivo analisar os saberes inerentes ao professor de Sociologia, tendo como pressupostos a formação docente e a prática profissional. Espera-se deste educador que ele esteja apto a desenvolver com seus alunos capacidades voltadas para o reconhecimento do mundo através de uma visão crítica da realidade, desta forma os saberes adquiridos pelos professores perpassam por suas vivências pessoais, a formação da escola anterior, o magistério, a aquisição de saberes através de programas e livros didáticos usados no cotidiano de trabalho e sua própria experiência profissional em sala de aula. Diante desta pragmática o estudo baseia-se numa pesquisa do tipo exploratória de caráter bibliográfico, realizada no âmbito do Mestrado Acadêmico em Ensino do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Campus Pau dos Ferros. Trata-se de um trabalho voltado para a reflexão destes educadores sobre a própria constituição do saber, que além de precisarem estar aptos para o ensino das Ciências Sociais, que contempla a reflexão acerca da realidade necessitam do estímulo em entender os fatos sociais recorrentes do cotidiano, sendo importante a produção de estudos desta natureza para servir de suporte bibliográfico para estudiosos da área.