LABORATÓRIOS DE ENSINO DA GEOGRAFIA: ABORDAGENS, POSSIBILIDADES E APLICAÇÕES NOS AMBIENTES ACADÊMICO E ESCOLAR
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16222 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2566 "inscrito_id" => 5850 "titulo" => "LABORATÓRIOS DE ENSINO DA GEOGRAFIA: ABORDAGENS, POSSIBILIDADES E APLICAÇÕES NOS AMBIENTES ACADÊMICO E ESCOLAR" "resumo" => "Articular a formação docente numa sociedade dinâmica como a atual, marcada por constantes transformações, requer uma análise e compreensão sobre o cotidiano do professor, dos estudantes e do contexto social-econômico-cultural-político. A formação dos educadores é crucial para a qualidade do ensino oferecido nas escolas, por isso a Lei nº. 9.394/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional – enseja “a associação entre teorias e práticas” como ponto essencial. Neste contexto, este trabalho propõe apresentar dados preliminares de uma pesquisa de iniciação científica (PIVIC), em andamento, que objetiva diagnosticar e mapear os laboratórios de ensino da Geografia, em instituições públicas de ensino superior nacionais, a fim de criar um banco de dados para a catalogação de experiências, abordagens e propostas de trabalho, tendo em vista a (re)criação de possibilidades para a utilização e dinamização do LAPEG (Laboratório de Práticas de Ensino da Geografia), implantado recentemente no Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, Campus Salvador. Preliminarmente, as pesquisadoras deste trabalho estão fazendo o levantamento e estudo de materiais na área em foco; diagnóstico do perfil dos discentes e docentes do Curso; além do início do levantamento dos laboratórios de ensino da Geografia existentes no território brasileiro. Outro ponto significativo relaciona-se ao incentivo da prática de pesquisa, já em processo, em um Curso de Licenciatura, contribuindo para o processo de reflexão e formação docente. Além do exposto, espera-se também que ocorra maior diálogo entre as disciplinas pedagógicas e específicas, bem como aproximação entre os ambientes acadêmico e escolar." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "LABORATÓRIOS DE ENSINO, ENSINO DA GEOGRAFIA, AMBIENTE ACADÊMICO, AMBIENTE ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID5850_09092015161317.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA SANTOS ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "ISABELA" "autor_email" => "isalbuquerque30@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16222 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2566 "inscrito_id" => 5850 "titulo" => "LABORATÓRIOS DE ENSINO DA GEOGRAFIA: ABORDAGENS, POSSIBILIDADES E APLICAÇÕES NOS AMBIENTES ACADÊMICO E ESCOLAR" "resumo" => "Articular a formação docente numa sociedade dinâmica como a atual, marcada por constantes transformações, requer uma análise e compreensão sobre o cotidiano do professor, dos estudantes e do contexto social-econômico-cultural-político. A formação dos educadores é crucial para a qualidade do ensino oferecido nas escolas, por isso a Lei nº. 9.394/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional – enseja “a associação entre teorias e práticas” como ponto essencial. Neste contexto, este trabalho propõe apresentar dados preliminares de uma pesquisa de iniciação científica (PIVIC), em andamento, que objetiva diagnosticar e mapear os laboratórios de ensino da Geografia, em instituições públicas de ensino superior nacionais, a fim de criar um banco de dados para a catalogação de experiências, abordagens e propostas de trabalho, tendo em vista a (re)criação de possibilidades para a utilização e dinamização do LAPEG (Laboratório de Práticas de Ensino da Geografia), implantado recentemente no Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, Campus Salvador. Preliminarmente, as pesquisadoras deste trabalho estão fazendo o levantamento e estudo de materiais na área em foco; diagnóstico do perfil dos discentes e docentes do Curso; além do início do levantamento dos laboratórios de ensino da Geografia existentes no território brasileiro. Outro ponto significativo relaciona-se ao incentivo da prática de pesquisa, já em processo, em um Curso de Licenciatura, contribuindo para o processo de reflexão e formação docente. Além do exposto, espera-se também que ocorra maior diálogo entre as disciplinas pedagógicas e específicas, bem como aproximação entre os ambientes acadêmico e escolar." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "LABORATÓRIOS DE ENSINO, ENSINO DA GEOGRAFIA, AMBIENTE ACADÊMICO, AMBIENTE ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID5850_09092015161317.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA SANTOS ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "ISABELA" "autor_email" => "isalbuquerque30@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }