Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LABORATÓRIOS DE ENSINO DA GEOGRAFIA: ABORDAGENS, POSSIBILIDADES E APLICAÇÕES NOS AMBIENTES ACADÊMICO E ESCOLAR

Palavra-chaves: LABORATÓRIOS DE ENSINO, ENSINO DA GEOGRAFIA, AMBIENTE ACADÊMICO, AMBIENTE ESCOLAR Pôster (PO) / Poster Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16222
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2566
    "inscrito_id" => 5850
    "titulo" => "LABORATÓRIOS DE ENSINO DA GEOGRAFIA: ABORDAGENS, POSSIBILIDADES E APLICAÇÕES NOS AMBIENTES ACADÊMICO E ESCOLAR"
    "resumo" => "Articular a formação docente numa sociedade dinâmica como a atual, marcada por constantes transformações, requer uma análise e compreensão sobre o cotidiano do professor, dos estudantes e do contexto social-econômico-cultural-político. A formação dos educadores é crucial para a qualidade do ensino oferecido nas escolas, por isso a Lei nº. 9.394/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional – enseja “a associação entre teorias e práticas” como ponto essencial. Neste contexto, este trabalho propõe apresentar dados preliminares de uma pesquisa de iniciação científica (PIVIC), em andamento, que objetiva diagnosticar e mapear os laboratórios de ensino da Geografia, em instituições públicas de ensino superior nacionais, a fim de criar um banco de dados para a catalogação de experiências, abordagens e propostas de trabalho, tendo em vista a (re)criação de possibilidades para a utilização e dinamização do LAPEG (Laboratório de Práticas de Ensino da Geografia), implantado recentemente  no Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, Campus Salvador.  Preliminarmente, as pesquisadoras deste trabalho estão fazendo o levantamento e estudo de materiais na área em foco; diagnóstico do perfil dos discentes e docentes do Curso; além do início do levantamento dos laboratórios de ensino da Geografia existentes no território brasileiro. Outro ponto significativo relaciona-se ao incentivo da prática de pesquisa, já em processo, em um Curso de Licenciatura, contribuindo para o processo de reflexão e formação docente. Além do exposto, espera-se também que ocorra maior diálogo entre as disciplinas pedagógicas e específicas, bem como aproximação entre os ambientes acadêmico e escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LABORATÓRIOS DE ENSINO, ENSINO DA GEOGRAFIA, AMBIENTE ACADÊMICO, AMBIENTE ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID5850_09092015161317.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELA SANTOS ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "ISABELA"
    "autor_email" => "isalbuquerque30@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16222
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2566
    "inscrito_id" => 5850
    "titulo" => "LABORATÓRIOS DE ENSINO DA GEOGRAFIA: ABORDAGENS, POSSIBILIDADES E APLICAÇÕES NOS AMBIENTES ACADÊMICO E ESCOLAR"
    "resumo" => "Articular a formação docente numa sociedade dinâmica como a atual, marcada por constantes transformações, requer uma análise e compreensão sobre o cotidiano do professor, dos estudantes e do contexto social-econômico-cultural-político. A formação dos educadores é crucial para a qualidade do ensino oferecido nas escolas, por isso a Lei nº. 9.394/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional – enseja “a associação entre teorias e práticas” como ponto essencial. Neste contexto, este trabalho propõe apresentar dados preliminares de uma pesquisa de iniciação científica (PIVIC), em andamento, que objetiva diagnosticar e mapear os laboratórios de ensino da Geografia, em instituições públicas de ensino superior nacionais, a fim de criar um banco de dados para a catalogação de experiências, abordagens e propostas de trabalho, tendo em vista a (re)criação de possibilidades para a utilização e dinamização do LAPEG (Laboratório de Práticas de Ensino da Geografia), implantado recentemente  no Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, Campus Salvador.  Preliminarmente, as pesquisadoras deste trabalho estão fazendo o levantamento e estudo de materiais na área em foco; diagnóstico do perfil dos discentes e docentes do Curso; além do início do levantamento dos laboratórios de ensino da Geografia existentes no território brasileiro. Outro ponto significativo relaciona-se ao incentivo da prática de pesquisa, já em processo, em um Curso de Licenciatura, contribuindo para o processo de reflexão e formação docente. Além do exposto, espera-se também que ocorra maior diálogo entre as disciplinas pedagógicas e específicas, bem como aproximação entre os ambientes acadêmico e escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LABORATÓRIOS DE ENSINO, ENSINO DA GEOGRAFIA, AMBIENTE ACADÊMICO, AMBIENTE ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID5850_09092015161317.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELA SANTOS ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "ISABELA"
    "autor_email" => "isalbuquerque30@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Articular a formação docente numa sociedade dinâmica como a atual, marcada por constantes transformações, requer uma análise e compreensão sobre o cotidiano do professor, dos estudantes e do contexto social-econômico-cultural-político. A formação dos educadores é crucial para a qualidade do ensino oferecido nas escolas, por isso a Lei nº. 9.394/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional – enseja “a associação entre teorias e práticas” como ponto essencial. Neste contexto, este trabalho propõe apresentar dados preliminares de uma pesquisa de iniciação científica (PIVIC), em andamento, que objetiva diagnosticar e mapear os laboratórios de ensino da Geografia, em instituições públicas de ensino superior nacionais, a fim de criar um banco de dados para a catalogação de experiências, abordagens e propostas de trabalho, tendo em vista a (re)criação de possibilidades para a utilização e dinamização do LAPEG (Laboratório de Práticas de Ensino da Geografia), implantado recentemente no Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, Campus Salvador. Preliminarmente, as pesquisadoras deste trabalho estão fazendo o levantamento e estudo de materiais na área em foco; diagnóstico do perfil dos discentes e docentes do Curso; além do início do levantamento dos laboratórios de ensino da Geografia existentes no território brasileiro. Outro ponto significativo relaciona-se ao incentivo da prática de pesquisa, já em processo, em um Curso de Licenciatura, contribuindo para o processo de reflexão e formação docente. Além do exposto, espera-se também que ocorra maior diálogo entre as disciplinas pedagógicas e específicas, bem como aproximação entre os ambientes acadêmico e escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.