Neste artigo, buscaremos apresentar uma perspectiva de inserção da História e Filosofia das Ciências no que se refere ao ensino da física no contexto da escola de hoje. Tomando por base uma sociedade fixada no desenvolvimento tecnológico e nas necessidades que os seres humanos têm de compreender as transformações decorrentes dessa evolução tecnológica, partiu-se do conceito de ensino à luz da didática, perpassando pela legislação que regula o rumo da política educacional no país e o que tais políticas esperam do professor. Assim, abordou-se a relevância de uma reestruturação do ensino da física com inserção da teoria histórica para melhor compreensão da disciplina desde a Física Clássica à Moderna, como forma de promover a interação entre teoria e prática como meio de despertar o interesse do alunado e de reforçar a relevância das ciências não apenas na vida escolar mais como ícone de nossa evolução enquanto pessoa que vive em sociedade. Para tanto, tomaremos por base as teorias vigentes atreladas a nossa prática junto a alunos das redes pública e privada da Cidade de Campina Grande-PB. Tomaremos por base alguns autores que nortearão a nossa reflexão e favorecerão o entendimento da disciplina junto a nossa prática.