RESUMO
Este artigo teve como base uma experiência bem sucedida numa escola estadual, desenvolvido em turmas do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, com alunos de idades entre 14 e 19 anos, no município de Campina Grande-Pb. A robótica foi apresentada como sendo um instrumento a mais na educação, no qual foram desenvolvidas atividades de montagem de empilhadeiras, braço mecânico, roda gigante dentre outros robôs alguns movidos a energia solar, no qual se constatou um forte envolvimento dos alunos com o intuito de se apropriar do conhecimento que lhe era apresentado. Essa experiência com a robótica pedagógica buscou entender e compreendê-la como uma ferramenta motivadora e diferente, das demais encontradas na grande maioria das escolas da rede publica atualmente, sendo bastante atrativa e proporcionando um ambiente de discussão de idéias e opiniões que normalmente não são levadas em consideração no ensino tradicional, a mesma se mostrou como um meio mais dinâmico e inovador no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Porém o mais importante é que os alunos se tornaram bem mais participativos, autônomos e criativos, nas aulas posteriores, o que nos mostra que a robótica e um dos meios que pode ser utilizado como uma ferramenta inovadora para combater a enorme evasão escolar dos nossos alunos no nosso estado.
Palavras - chave: Robótica, Inclusão, Tecnologia, Inovação.