Este estudo relata como os estudantes universitários, cujos comportamentos e discursos (impulsionados pelas mídias hipertextuais) são distintos daqueles desejados pela própria universidade. Entretanto, tais discursos, explicados pelos modos de pensamento narrativo e cartesiano estudados por Bruner e Senna, ainda não são chancelados pelas escolas/universidades. O referido estudo está inserido no projeto de doutorado desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ). Os resultados prévios apontam que esses estudantes universitários são sujeitos narrativos e, seus modos de ser, estar e agir estão (e são) relacionados com o momento histórico em que vivem e com a cultura oral, constituída a partir da formação do povo brasileiro. Ainda assim, seus comportamentos não são adequadamente reconhecidos pela universidade. O nosso corpus teórico se constituiu por Vygotsky (1987, 1998), Senna (2006, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013), Bruner (2001,1999) e Lévy (1993).