O presente trabalho tem por escopo apresentar um breve percurso histórico das políticas destinas a educação especial e a educação profissional para pessoas com deficiência entre os anos de 1994 e 2008. O estudo ressalta as mudanças conceituais identificadas na Politica Nacional de Educação Especial de 1994 e na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008. Bem como, a transição do paradigma da integração para o paradigma da inclusão evidenciando avanços legais e normativos para o acesso das pessoas com deficiência na educação de uma forma geral e na educação profissional especificamente. Para a realização do trabalho em tela, optou-se por alguns procedimentos teórico-metodológicos, como a revisão bibliográfica e a análise documental. Como recorte de pesquisa em andamento no mestrado acadêmico em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, que aborda aspectos relacionados ao desenvolvimento de políticas de educação profissional destinada a pessoas com deficiência. Com a criação da Política Nacional de Educação Especial, o Brasil caminhava de forma paralela ao crescente movimento mundial pela inclusão. Em 2008, a educação das pessoas com deficiência é fomentada pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Concluímos que, nos 14 anos analisados, avançamos, sobretudo, na legislação da educação especial e profissional no que se refere à inclusão das pessoas com deficiência.