Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO E ORALIDADE: ENCONTROS E DESENCONTROS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS, ORALIDADE, AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de língua portuguesa
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente artigo tem como principal preocupação analisar a questão da oralidade nos Livros Didáticos de Português (LDP), se esta é tratada de maneira adequada por eles ou não, analisando se o ensino da fala está presente nos LDP´s como forma de desenvolver a formação crítica do indíviduo e por último, tentar evidenciar se fala e escrita são elementos que caminham juntos nas aulas de língua portuguesa, provando isto através da análise de questões extraídas do livro didático de escola da rede pública “Novo tempo” do quinto ano do ensino fundamental I. Defende-se o fato de que trabalhar com temas orais, é dá vez e voz aos aspectos de funcionamentos linguísticos e o “estudo da fala é também uma oportunidade singular para esclarecer aspectos relativos ao preconceito e à descriminação linguística, bem como suas formas de disseminação” (Mascuschi, 2001, p. 23). Diante disso, é apontado um trabalho com a oralidade e aspectos da fala, uma vez que esses são mecanismos primordiais para o desenvolvimento social de qualquer ser comunicável e de suma importância para a formação crítica do aluno. Diante disso, partiu-se de alguns pressupostos teóricos pontuados por Mascuschi (2001) defendendo a oralidade como ponto chave no desenvolvimento social dos individuos e Antunes (2003) a qual diz que fala e escrita são igualmente dependentes e como referencial de análise de dados foi usada a primeira unidade intitulada de “As máquinas” do livro didático do quinto ano do ensino fundamental I “Novo Tempo” que foi organizado por Maria Helena Correa e Bernadette Simas Nascimento Pontarolli.

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