GESTÃO ESCOLAR E CURRÍCULO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO ESTUDO DE CAMPO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16114 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1622 "inscrito_id" => 6051 "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR E CURRÍCULO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO ESTUDO DE CAMPO" "resumo" => "Este artigo teve por objetivo compreender as concepções de democracia apresentada por uma Gestão Escolar, como também verificar os seus impactos para pensar e viver currículo escolar. A pesquisa aproxima-se de uma abordagem qualitativa, onde por sua vez utilizamos como instrumentos de coleta de dados a observação participante e a entrevistas semiestruturadas que foram dirigidas a três sujeitos envolvidos na Gestão Escolar de uma escola pública municipal localizada no município de Camocim de São Félix- PE (Gestor, Gestor Adjunto e Coordenador Pedagógico). Os dados coletados foram analisados a partir da contribuição teórica de Aguiar, 2009; Bobbio, 2009, Libâneo, Oliveira, Toschi, 2005 que discutem sobre Gestão Escolar e Sacristán, 2000; Silva, 1999; Souza, 2005, no que tange a discussão sobre Currículo. Os resultados apontam que as concepções de democracia apresentada pela Gestão Escolar, aproxima-se da democracia direta pois centram-se na compreensão que todos os sujeitos que constituem a escola contribuem no cotidiano escolar. Desse modo, podem participar nas tomadas de decisões por meio de ações descentralizadoras e participativas. Desse modo, os dados evidenciam que os atores que representam a gestão da escola acreditam e investem na participação, descentralização e tomada de decisões da comunidade escolar, com isso contribuem para pensar e viver um currículo que tenha como cerne a realidade dos sujeitos/comunidade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "GESTÃO ESCOLAR, DEMOCRACIA, CURRÍCULO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID6051_07092015213711.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GIRLENE CALLADO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GIRLENE CALLADO" "autor_email" => "girlenecallado@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- CAA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16114 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1622 "inscrito_id" => 6051 "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR E CURRÍCULO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO ESTUDO DE CAMPO" "resumo" => "Este artigo teve por objetivo compreender as concepções de democracia apresentada por uma Gestão Escolar, como também verificar os seus impactos para pensar e viver currículo escolar. A pesquisa aproxima-se de uma abordagem qualitativa, onde por sua vez utilizamos como instrumentos de coleta de dados a observação participante e a entrevistas semiestruturadas que foram dirigidas a três sujeitos envolvidos na Gestão Escolar de uma escola pública municipal localizada no município de Camocim de São Félix- PE (Gestor, Gestor Adjunto e Coordenador Pedagógico). Os dados coletados foram analisados a partir da contribuição teórica de Aguiar, 2009; Bobbio, 2009, Libâneo, Oliveira, Toschi, 2005 que discutem sobre Gestão Escolar e Sacristán, 2000; Silva, 1999; Souza, 2005, no que tange a discussão sobre Currículo. Os resultados apontam que as concepções de democracia apresentada pela Gestão Escolar, aproxima-se da democracia direta pois centram-se na compreensão que todos os sujeitos que constituem a escola contribuem no cotidiano escolar. Desse modo, podem participar nas tomadas de decisões por meio de ações descentralizadoras e participativas. Desse modo, os dados evidenciam que os atores que representam a gestão da escola acreditam e investem na participação, descentralização e tomada de decisões da comunidade escolar, com isso contribuem para pensar e viver um currículo que tenha como cerne a realidade dos sujeitos/comunidade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "GESTÃO ESCOLAR, DEMOCRACIA, CURRÍCULO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID6051_07092015213711.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GIRLENE CALLADO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GIRLENE CALLADO" "autor_email" => "girlenecallado@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- CAA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }