Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTÃO ESCOLAR E CURRÍCULO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO ESTUDO DE CAMPO

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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este artigo teve por objetivo compreender as concepções de democracia apresentada por uma Gestão Escolar, como também verificar os seus impactos para pensar e viver currículo escolar. A pesquisa aproxima-se de uma abordagem qualitativa, onde por sua vez utilizamos como instrumentos de coleta de dados a observação participante e a entrevistas semiestruturadas que foram dirigidas a três sujeitos envolvidos na Gestão Escolar de uma escola pública municipal localizada no município de Camocim de São Félix- PE (Gestor, Gestor Adjunto e Coordenador Pedagógico). Os dados coletados foram analisados a partir da contribuição teórica de Aguiar, 2009; Bobbio, 2009, Libâneo, Oliveira, Toschi, 2005 que discutem sobre Gestão Escolar e Sacristán, 2000; Silva, 1999; Souza, 2005, no que tange a discussão sobre Currículo. Os resultados apontam que as concepções de democracia apresentada pela Gestão Escolar, aproxima-se da democracia direta pois centram-se na compreensão que todos os sujeitos que constituem a escola contribuem no cotidiano escolar. Desse modo, podem participar nas tomadas de decisões por meio de ações descentralizadoras e participativas. Desse modo, os dados evidenciam que os atores que representam a gestão da escola acreditam e investem na participação, descentralização e tomada de decisões da comunidade escolar, com isso contribuem para pensar e viver um currículo que tenha como cerne a realidade dos sujeitos/comunidade escolar.

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