Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE FÍSICA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A partir de 1997, com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2007), as disciplinas que compõe das áreas das ciências naturais, as quais incluem: química, física, biologia e ciências, devem estar presente no currículo escolar desde as séries iniciais do Ensino Fundamental I. Todavia, percebemos que em muitas escolas a proposta da inserção destas disciplinas ainda não acontece nas séries iniciais do Ensino Fundamental I ou acontece de maneira superficial e apenas com as disciplinas, tais como: ciências e biologia em detrimento das disciplinas de química e, principalmente, da disciplina de física. Sobre a compreensão do termo “inovação pedagógica” esteve embasado na concepção de Fino (2011) o qual menciona que se referee às modificações na prática pedagógica desenvolvida em sala de aula a qual se pretende introduzir e promover mudança nas práticas educativas vigentes no contexto escolar contemporâneo buscando romper com os modelos tradicionais de educação. A realização desse estudo foi considerada relevante visto que, na atualidade, o início do ensino formal de física ocorre, na maioria das escolas, no final do Ensino Fundamental II, com alunos de faixa etária de 14 anos. Além disso, os conteúdos são ministrados quase sempre de forma mecânica e com uma linguagem puramente formal. Desse modo, a partir do acima exposto esse trabalho teve como principal objetivo descrever quais podem ser as possibilidades da inserção do ensino de Física em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental I mediante o uso de experimentos físicos. Foi realização com a colaboração de estudantes de uma escola pública municipal na cidade de Juazeiro-BA. Com a realização desse estudo foi possível perceber que o uso de experimentos físicos os alunos puderam aprender de forma divertida e prazerosa o assunto da disciplina de Física “magnetismo” abordado em sala de aula. Os alunos se mostraram curiosos e atentos a cada experimento realizados, percebemos isso quando observamos os diversos questionamentos realizados pelos alunos sobre a temática apresentada durante os experimentos realizados. Verificarmos ainda que a realização dos experimentos possibilitou que as crianças pudessem interagir entre si, além de manipular e explorar os materiais utilizados durante os experimentos, ao invés de apenas assistir aulas expositivas e/ou realizar leituras de textos e livros. Por isso, demonstraram maior compreensão dos conteúdos estudados e, por sua vez, puderam apreender de forma mais significativa. Por fim, pudemos concluir que, apesar dos alunos nunca terem estudado, em sala de aula, conteúdos concernentes à disciplina de Física, é possível sim que os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I aprendam esses conteúdos de modo divertido e prazeroso quando o professor faz um planejamento pedagógico mediante o uso de experimentos.

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