Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIOLÊNCIA NO ÂMBITO ESCOLAR E BULLYING: ELEMENTOS CRÍTICOS NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Palavra-chaves: BULLYING, CRIANÇA E ADOLESCENTE, VIOLÊNCIA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17112
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1252
    "inscrito_id" => 2898
    "titulo" => "VIOLÊNCIA NO ÂMBITO ESCOLAR E BULLYING: ELEMENTOS CRÍTICOS NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE"
    "resumo" => "As distintas manifestações de violência vêm se constituindo em algo presente na realidade escolar. Muitas são as suas expressões, e, sobretudo, as implicações no âmbito do desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes, especialmente, no que concerne a concretização do direito a educação. O presente artigo configura-se em trabalho científico a respeito do fenômeno da violência no âmbito escolar, envolvendo crianças e adolescentes: o Bullying. Quanto a metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas e documentos, além do método descritivo, com vista a desenvolver e discutir ideias, dando uma ampla visão ao tema em questão. As análises desenvolvidas tangenciam no sentido de identificar as causas deste fenômeno nas transformações societárias contemporâneas, dentre elas o aumento da negligencia para com os direitos da criança e do adolescente. Comungamos das reflexões que apontam estas transformações como o ponto axial de tais situações, assim como, o reflexo na difícil e árdua materialização dos direitos infanto-juvenis, ou seja, a crescente violação dos direitos por parte da família, da sociedade e/ou do Estado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "BULLYING, CRIANÇA E ADOLESCENTE, VIOLÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA14_ID2898_03092015000331.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WERENA DE OLIVEIRA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "WERENA BARBOSA"
    "autor_email" => "werena19@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17112
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1252
    "inscrito_id" => 2898
    "titulo" => "VIOLÊNCIA NO ÂMBITO ESCOLAR E BULLYING: ELEMENTOS CRÍTICOS NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE"
    "resumo" => "As distintas manifestações de violência vêm se constituindo em algo presente na realidade escolar. Muitas são as suas expressões, e, sobretudo, as implicações no âmbito do desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes, especialmente, no que concerne a concretização do direito a educação. O presente artigo configura-se em trabalho científico a respeito do fenômeno da violência no âmbito escolar, envolvendo crianças e adolescentes: o Bullying. Quanto a metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas e documentos, além do método descritivo, com vista a desenvolver e discutir ideias, dando uma ampla visão ao tema em questão. As análises desenvolvidas tangenciam no sentido de identificar as causas deste fenômeno nas transformações societárias contemporâneas, dentre elas o aumento da negligencia para com os direitos da criança e do adolescente. Comungamos das reflexões que apontam estas transformações como o ponto axial de tais situações, assim como, o reflexo na difícil e árdua materialização dos direitos infanto-juvenis, ou seja, a crescente violação dos direitos por parte da família, da sociedade e/ou do Estado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "BULLYING, CRIANÇA E ADOLESCENTE, VIOLÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA14_ID2898_03092015000331.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WERENA DE OLIVEIRA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "WERENA BARBOSA"
    "autor_email" => "werena19@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

As distintas manifestações de violência vêm se constituindo em algo presente na realidade escolar. Muitas são as suas expressões, e, sobretudo, as implicações no âmbito do desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes, especialmente, no que concerne a concretização do direito a educação. O presente artigo configura-se em trabalho científico a respeito do fenômeno da violência no âmbito escolar, envolvendo crianças e adolescentes: o Bullying. Quanto a metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas e documentos, além do método descritivo, com vista a desenvolver e discutir ideias, dando uma ampla visão ao tema em questão. As análises desenvolvidas tangenciam no sentido de identificar as causas deste fenômeno nas transformações societárias contemporâneas, dentre elas o aumento da negligencia para com os direitos da criança e do adolescente. Comungamos das reflexões que apontam estas transformações como o ponto axial de tais situações, assim como, o reflexo na difícil e árdua materialização dos direitos infanto-juvenis, ou seja, a crescente violação dos direitos por parte da família, da sociedade e/ou do Estado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.