As distintas manifestações de violência vêm se constituindo em algo presente na realidade escolar. Muitas são as suas expressões, e, sobretudo, as implicações no âmbito do desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes, especialmente, no que concerne a concretização do direito a educação. O presente artigo configura-se em trabalho científico a respeito do fenômeno da violência no âmbito escolar, envolvendo crianças e adolescentes: o Bullying. Quanto a metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas e documentos, além do método descritivo, com vista a desenvolver e discutir ideias, dando uma ampla visão ao tema em questão. As análises desenvolvidas tangenciam no sentido de identificar as causas deste fenômeno nas transformações societárias contemporâneas, dentre elas o aumento da negligencia para com os direitos da criança e do adolescente. Comungamos das reflexões que apontam estas transformações como o ponto axial de tais situações, assim como, o reflexo na difícil e árdua materialização dos direitos infanto-juvenis, ou seja, a crescente violação dos direitos por parte da família, da sociedade e/ou do Estado.