A inclusão de pessoas com deficiência em escolas regulares no Brasil é assegurada legalmente, no entanto percebem-se dificuldades das instituições educacionais e da sociedade em reconhecer os direitos das pessoas com deficiência, assim como diversos outros entraves que fazem com que a verdadeira inclusão permaneça inconcebível na prática da maioria das escolas regulares. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou realizar um levantamento bibliográfico acerca a realidade de inclusão das escolas regulares brasileiras bem como compreender a importância desta e as principais dificuldades encontradas no contexto escolar para a adaptação de pessoas com deficiência, seja esta física ou intelectual. Para tanto foi realizada uma revisão da literatura consultando as bases de dados LILACS, SCIELO e BVS entre os anos de 2000 a 2014. Na coleta de dados foram utilizados os descritores “inclusão and escola”, “inclusão and deficiência and escola” e “escola and deficiência and regular”. Os resultados apontaram que a inclusão de pessoas com deficiência na escola é imprescindível. Contudo, os educadores apresentam dificuldades para lidar com este público, na medida em que estes demonstram necessidades educativas especiais que exigem da escola materiais específicos, técnicas pedagógicas diferenciadas e profissionais capacitados. Concluímos que grandes passos ainda devem ser dados para mudar o quadro de inadaptação das escolas regulares aos alunos com deficiência, de modo que pode-se afirmar que não existe lugar para portadores de deficiência no sistema regular e não adiantam propostas de inclusão sem que o ambiente escolar esteja realmente preparado para tanto.